1950
A imagem retrata a praça Tiradentes na década de 1950, com a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais à direita e, à esquerda, o edifício Nossa Senhora da Luz.
Projetado pelo arquiteto Romeu Paulo da Costa junto à construtora Surugi & Colli em 1940, o edifício fica entre as ruas Saldanha Marinho e José Bonifácio, local repleto de comércios populares como brechós, distribuidoras de doces, farmácias e açougues.
Estruturado em sete pisos, com seis apartamentos por piso, foi construído para fins residenciais, deixando o térreo para comércio. Entretanto, hoje grande parte de suas unidades foi assumida por escritórios e prestadores de serviços. No interior existe uma vala de iluminação que dá acesso às áreas de serviço e circulação.
No alto do edifício há uma placa comercial da Móveis Cimo S/A, fábrica que iniciou suas atividades no ano de 1913, no município de Rio Negrinho, Santa Catarina, e faliu em 1982, quando sua matriz estava localizada em Curitiba. Seus fundadores foram Willy Jung e Jorge Zipperer, que a transformaram em uma das maiores fabricantes de cadeiras do Brasil.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Gazeta do Povo.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.