1950
Projetado pelo arquiteto Olavo Redig de Campos, o complexo da Assembleia Legislativa fazia parte da proposta original do Centro Cívico, composto por três prédios interligados por passarelas e preenchidos por edifícios com as seguintes funções: secretaria, plenário e comissões da Assembleia. Do original, o prédio da Secretaria foi o único totalmente construído.
Como parte da proposta original do Centro Cívico, foi construída a estrutura exterior trapezoidal do Plenário, deixando esta “concha” vazia por algum tempo. O arquiteto Edson Klotz foi quem elaborou o projeto arquitetônico da reforma do Plenário da Assembleia Legislativa.
O terceiro edifício, Edifício Anexo, mais tarde conhecido como Presidente Tancredo Neves, foi o único que não fazia parte do projeto original, localizado no local anteriormente destinado às Comissões. Projetado em 1976 pelos arquitetos Joel Ramalho Júnior, Leonardo Oba e Guilherme Zamoner, mais de 20 anos depois dos outros, ainda mantém a proposta de blocos soltos, únicos e interligados por meio de caminhos.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Assembleia Legislativa do Estado do Paraná / Memória Urbana
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.