1693
Gravura de Jean-Baptiste Debret (1768-1848).
Mesmo antes da ocupação "oficial" das terras de Curitiba, etnias indígenas já habitavam a região. O território se dividia entre os Tupi Guarani e os Jês Meridionais, que podem ser considerados os primeiros "moradores" de Curitiba.
O bairro de Santa Felicidade, por exemplo, também era ocupado pelos Jês, provavelmente com aldeias kaingang e xokleng-laklãnõ, que, nos registros dos séculos XVI e XVII, são chamados de campeiros ou de coronados. Praticamente toda a Região Norte de Curitiba pertencia a essas etnias.
Na Região Sul de Curitiba, estavam concentradas as etnias da família linguística Tupi-guarani (possivelmente guaranis, mbya e nandeva), que dominavam do Campo Comprido, Seminário, Água Verde e Jardim das Américas para baixo, até o Umbará, Tatuquara, Campo de Santana e Caximba.
Segundo a Câmara Municipal de Curitiba, a linha perpendicular que separa as famílias Jê e Tupi-guarani corta ao meio os bairros do Mossunguê, Campina do Siqueira, Batel, Rebouças e Jardim Botânico, seccionando as porções superiores do Augusta, CIC e Cajuru.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Câmara Municipal de Curitiba.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.