1954
Ney Aminthas de Barros Braga nasceu na Lapa, em 1917. Oriundo de família tradicional do Estado, frequentou um dos mais importantes colégios do Rio de Janeiro, o Colégio Militar do Realengo, graduando-se como aspirante em 1937.
A incursão de Ney Braga na política foi incentivada pelo então cunhado e ex-governador Bento Munhoz da Rocha Neto. Logo após assumir o poder executivo do Paraná, em 1951, Bento Munhoz convidou Ney Braga para ser Chefe de Polícia (equivalente Secretário de Estado da Segurança Pública) em 1952.
No ano de 1954, Ney Braga venceu a eleição para a Prefeitura de Curitiba com pouco mais de 18 mil votos (quase 30%). Na disputa, bateu rivais políticos como Wallace Tadeu de Mello e Silva, o segundo colocado, que ficou com 11 mil (cerca de 18%). Mello e Silva é pai do ex-senador Roberto Requião (MDB). A imagem mostra o prefeito eleito assinando o livro de posse.
Ney Braga faleceu em 16 de outubro de 2000.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Gazeta do Povo / Governo do Paraná.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.