1960
O prédio da Agência Central dos Correios de Curitiba foi inaugurado em 1934 e serviu como nova sede dos Correios e Telégrafos. Representa um marco arquitetônico na capital paranaense, com traços geométricos da Art Déco que refletem os conceitos modernistas de ponta da época. A fachada, voltada para a rua XV de Novembro, foi tombada pelo patrimônio histórico do Estado em 1974.
Em editorial do jornal “Correio do Paraná”, de 26 de setembro de 1934, com o título de “A Nova Sede dos Correios e Telegraphos e um Dever do Curitybano”. Com grafia do período, ressaltava a obra: "Curityba possue agora em deante mais uma joia architectural, um motivo forte de embellezamento, Por isso mesmo, ao mesmo tempo que nos dever alegrar com a posse do magestoso edificio, cumpre ao povo curitybano a tarefa de zelar por que o seu usufructo enaltece os nossos foros de gente civilizada. Cada curitybano deve se constituir num vigia insimne do bello proprio que se altera vis-avis á Universidade do Paraná, jamais permittindo que mãos vandalicas ameacem siquer tocar na preciosidade que nos foi offertada”.
Em 2016, a edificação, de pouco mais de 4 mil metros quadrados, ganhou uma reforma estrutural, preservando suas características originais. Os investimentos foram de R$ 5,7 milhões.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Gazeta do Povo.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.