1960
Edifício com presença marcante na esquina da rua XV de Novembro com a rua Conselheiro Laurindo, o edifício Marumby foi construído entre 1946 e 1948, com o objetivo de ser o primeiro prédio exclusivo para moradia na cidade.
Naquela época, o Marumby era principalmente uma atração turística. Batizado com o nome do conjunto das montanhas do Marumby - muitos acreditavam na época ser o ponto mais alto do estado- era chamado como "o primeiro condomínio do Paraná" em matérias jornalísticas alusivas ao seu lançamento.
Projetado por Romeu Paulo da Costa e construído pela Gutierrez, Paula & Munhoz, o edifício incorpora referências da passagem do arquiteto pela França e destaca elementos do modernismo.
Em entrevista para a Gazeta do Povo, o arquiteto Salvador Gnoatto comenta a obra: “Era o final do Art Decó e começo do modernismo, quando se tem linhas retas e não se tem mais nada de ornamentos. É um exemplar pioneiro do modernismo, traz uma planta com bastante funcionalidade e tem estrutura de concreto. O prédio veio para consagrar o modernismo da cidade”.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Curitiba de Outros Tempos / Gazeta do Povo.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.