1972
Na década de 1950, no edifício Miguel Calluf, foi inaugurado o Lord Hotel. Empreendimento com requinte, o estabelecimento estava situado no coração de Curitiba, na praça Tiradentes.
Inspirado no primeiro arranha-céu de Nova York, o Flatiron Building, o prédio com inspiração na Art Decó foi concluído em 1954 e abrigava o mais importante hotel da cidade. Com 180 unidades habitacionais, o Lord Hotel era fruto de um projeto do empresário libanês Miguel Caluff e do engenheiro Ralf Leitner. O então governador Bento Munhoz da Rocha Neto estimulava a construção que representava a modernidade da capital. Também se tratava de uma homenagem ao centenário da emancipação política do Paraná.
Depois, o hotel recebeu o nome de Hotel Eduardo VII, que passou a ser administrado por um grupo português nos anos 1990. Em 2020, foi anunciado pelos atuais proprietários uma grande reforma no local que dará espaço ao projeto Viva Curitiba, novo empreendimento destinado à moradia. Por se tratar de uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP), a fachada receberá apenas sutis modificações, preservando a originalidade do edifício.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Revista Casa e Jardim.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.