1874
Inaugurado em 5 de janeiro de 1874, com a finalidade de ser um paiol (destinado a armazenar pólvora e outros artefatos bélicos), o espaço, construído às margens do Ribeirão do Água Verde, ainda estava longe do centro urbano de Curitiba.
Ocorre que com o avanço populacional, o paiol ficou muito próximo das residências, sendo transferido para outra localidade em 1906. Antes da total transferência, manteve sua finalidade parcial até 1917, quando passou a abrigar materiais da prefeitura. Abandonado durante décadas, foi na gestão de Jaime Lerner (1971-1975) que foi reinaugurado em 29 de março de 1972, quase cem anos após a construção.
A proposta era manter as mesmas características arquitetônicas. A configuração de construção romana em forma circular, abriga importantes espetáculos de música e teatro, com capacidade para 217 lugares.
Observa-se um espaço único na arquitetura da capital: de antigo espaço bélico para ocupações relevantes das diferentes áreas culturais, o Paiol hoje é um símbolo de Curitiba.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Prefeitura de Curitiba.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.