Cascavel

Dom Armando Cirio - 1984

1984


Importantes na história religiosa de Cascavel, Dom Armando Cirio e Padre Luiz Luise aparecem juntos, neste registro do ano de 1984, feito pelo fotojornalista Xico Tebaldi.

Nascido em 30 de março de 1916, em Calamandrana, na Itália, Armando Cirio cresceu em uma família de pequenos produtores rurais. Ainda na juventude, iniciou os estudos na própria cidade natal e, no segundo grau, cursou Filosofia e Teologia no seminário da Congregação dos Oblatos do São José, na província de Asti, também na Itália, iniciando sua trajetória sacerdotal.

Em 1940, aos 24 anos, Cirio ordenou-se sacerdote e, 7 anos depois, embarcou junto com um grupo de padres rumo ao Brasil. Em solo brasileiro, atuou na Paróquia da Vila dos Lavradores, em Botucatu-SP, antes de desembarcar no Paraná, mais especificamente em Apucarana. 

Em agosto de 1960, Armando Cirio assumiu a recém criada Diocese de Toledo, iniciando sua história com o oeste do Paraná e também com Cascavel. Ele foi nomeado bispo de Cascavel em 1979.

Fontes: Arquidiocese de Cascavel / G1 / CNBB / Foto - Acervo de Xico Tebaldi / Acervo Cascavel Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.