1980
O registro mostra uma equipe de reportagem do jornal O Paraná em cobertura especial sobre a luta dos ‘desapropriados de Itaipu’, em Foz do Iguaçu. Na imagem aparecem, à esquerda, o fotojornalista Xico Tebaldi e, à direita, o repórter Luiz Aparecido. Embora não tenha data, é provável que a imagem seja de julho de 1980, mês em que ocorreram atos simbólicos sobre a situação e a formação dos acampamentos dos colonos ganhou mais força.
Desde o início dos anos 1970, quando começou a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, o governo brasileiro e moradores da região passaram a enfrentar o impasse das desapropriações de terras, especialmente nas propriedades que seriam inundadas pela usina.
Estima-se que mais de 60 mil pessoas foram desapropriadas de suas terras no Brasil e no Paraguai entre os anos de 1978 e 1982. Em números absolutos, foram 8.272 propriedades rurais desapropriadas no Brasil e outras 1.200 no país vizinho.
Os ‘colonos’, indignados com os valores oferecidos pelos governos por suas terras, se recusavam a vender, mobilizando-se em acampamentos em municípios da região.
Fontes: Documentos Revelados / Vozes da Resistência / Foto - Acervo de jornal O Paraná / Acervo Cascavel Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.