Cascavel

Um Cidadão Benemérito - 1986

1986


Nascido em 30 de março de 1916, em Calamandrana, na Itália, Armando Cirio cresceu em uma família de pequenos produtores rurais. Ainda na juventude, iniciou os estudos na própria cidade natal e, no segundo grau, cursou Filosofia e Teologia no seminário da Congregação dos Oblatos do São José, na província de Asti, também na Itália, iniciando sua trajetória sacerdotal.

Em 1940, aos 24 anos, Cirio ordenou-se sacerdote e, 7 anos depois, embarcou junto com um grupo de padres rumo ao Brasil. Em solo brasileiro, atuou na Paróquia da Vila dos Lavradores, em Botucatu-SP, antes de desembarcar no Paraná, mais especificamente em Apucarana. 

Em agosto de 1960, Armando Cirio assumiu a recém criada Diocese de Toledo, iniciando sua história com o oeste do Paraná e também com Cascavel. Ele foi nomeado bispo de Cascavel em 1979. O registro em questão é da cerimônia de entrega ao sacerdote do título de Cidadão Benemérito da Cidade, em 1986.

Cirio renunciou a função de bispo em 1995, quando foi substituído por Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner. Durante a trajetória na igreja católica, foi responsável pela ordenação de mais de 80 padres, incluindo o cardeal Odilo Scherer, que foi um dos nomes cogitados a ser Papa, em 2013.

Armando morreu em agosto de 2014, aos 95 anos, vítima de uma parada cardíaca enquanto estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar uma pneumonia.

Fontes: Arquidiocese de Cascavel / G1 / CNBB / Foto - Acervo de Jornal O Paraná / Acervo Cascavel Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.