1990
Nascido em Getulina, no interior de São Paulo, em 15 de junho de 1939, Salazar Barreiros escolheu a área do Direito para se dedicar profissionalmente. Ele mudou-se para o oeste do Paraná, mais especificamente para Cascavel, logo após concluir a faculdade de Direito e, em terras cascavelenses, teve também a oportunidade de trabalhar com a agricultura.
O envolvimento com a vida pública veio a partir da década de 1970, quando o advogado se tornou um dos primeiros presidentes da recém-criada Coopavel. Na década de 1980, surgiu o convite de amigos para ingressar na política partidária, filiando-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Pelo partido, foi candidato a prefeito de Cascavel em 1989, eleito logo em sua primeira candidatura e tornando-se o primeiro chefe do Executivo municipal em uma eleição direta após o fim da ditadura militar.
Sua primeira gestão foi marcada pelo início das obras do novo Paço Municipal da cidade. Em 1997, seria novamente eleito ao Executivo, desta vez pelo Partido Progressista (PP).
Também no segundo mandato de prefeito, Salazar Barreiros presidiu a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), entre 1999 e 2000. Ele faleceu em 5 de fevereiro de 2021, aos 81 anos, após complicações de uma cirurgia na coluna.
Fontes: Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) / Prefeitura de Cascavel / Acervo Cascavel Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.