1960
Famosa em todo o Brasil pelos elementos arquitetônicos, a Catedral Metropolitana de Cascavel é uma das maiores expressões de fé da cidade, permanecendo como cartão postal até os dias atuais. O registro é de algum momento do fim da década de 1960 e início dos anos 1970, onde operários trabalham nas fundações da futura igreja.
A Catedral de Cascavel, como conhecemos hoje, teve sua primeira missa celebrada em 1974, com a obra ainda em andamento. No entanto, a inauguração oficial do templo ocorreu em 1976, ainda na condição de Igreja Matriz. Em 16 de outubro de 1979, a Diocese foi alçada à categoria de Arquidiocese e o templo à Catedral Metropolitana.
O projeto arquitetônico da Catedral foi desenhado pelo arquiteto Gustavo Gama Monteiro, tendo como principal característica o telhado em laje plissada, com 18 gomos de concreto armado sobre 18 colunas, formando um leque que representa o manto e a coroa de Nossa Senhora.
Ao todo, a obra demorou cinco anos para ser concluída e chama a atenção pela ousadia arquitetônica. Na cobertura, foram utilizados 60 mil kg de ferro e 50 mil sacas de cimento, além de areia e pedra brita.
Fontes: Diocese de Cascavel / Foto - Acervo de Xico Tebaldi / Acervo Cascavel Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.