1977
A data é carregada de simbolismo, pois representa o aniversário da emancipação de Cascavel. Por isso, ela foi escolhida para a inauguração da praça Florêncio Galafassi, popularmente conhecida como “praça do Migrante”. O registro mostra o cerimonial de um outro ângulo, em 14 de novembro de 1977.
O nome pelo qual ficou popularmente conhecida faz alusão a um dos monumentos ali construídos: um obelisco que carrega as bandeiras de todos os estados do Brasil, como uma forma de homenagear os migrantes que contribuíram para a construção do município.
O projeto arquitetônico da praça, escolhido por meio de um concurso popular, foi desenvolvido por uma equipe de arquitetos paranaenses, formada por Joel Ramalho, Leonardo Oba e Guilherme Zamoner.
Florêncio Galafassi, que dá nome ao monumento, foi um dos pioneiros de Cascavel. Nascido em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, em 1898, mudou-se para a capital do oeste em 1948, aos 50 anos, para administrar uma empresa madeireira. Ele faleceu um ano antes da inauguração da praça, em 1976, aos 78 anos.
Fontes: Catve e Plaza Cascavel / Foto - Acervo de Xico Tebaldi / Acervo Cascavel Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.