1980
Na década de 1960, aos 15 anos de idade, Saul Caús iniciava o que se tornaria uma de suas paixões pelo resto da vida, começando a trabalhar na oficina do irmão, Celso Caús, referência no segmento em Cascavel.
Os irmãos Caús eram os responsáveis por preparar o carro do cunhado de Celso, Delci Damian, que disputava provas de automobilismo na região. Com isso, frequentar autódromos virou rotina para Saul que, após começar a atuar como auxiliar de mecânico na revenda Chrysler, da família Bresolin, ficou mais próximo do automobilismo.
A primeira experiência como piloto veio em 1971, em uma corrida de fusca na cidade de Guaraniaçu. Profissionalmente, competiu em provas da categoria de Endurance até 1999, quando abandonou a carreira nas pistas para dedicar-se à preparação de carros para outros pilotos. Sua trajetória automobilística também incluiu participações na Fórmula Ford, Divisão 3, Paranaense de Stock Car, Copa Corsa, Paranaense de Marcas e de Endurance.
Ao longo da carreira, Saul Caús recusou uma série de convites para participar de ligas mais competitivas no estado de São Paulo, tudo para ficar próximo de sua oficina em Cascavel. Até hoje, é reconhecido como um dos maiores esportistas da história da cidade.
Saul morreu em 27 de julho de 2009, aos 57 anos, vítima de complicações intestinais.
Fontes: Federação de Automobilismo de São Paulo / Catve / Foto - Acervo de Xico Tebaldi / Acervo Cascavel Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.