1920
Filho de imigrantes que chegaram da Alemanha já na primeira década do século XX, Germano Krüger fez carreira no setor ferroviário. Filho de Ewaldo Krüger, ambos trabalharam juntos na antiga Rede Ferroviária Federal.
Germano foi contratado na década de 1920 pela Companhia de Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, que passava por Ponta Grossa, para atuar na função de técnico em estradas de ferro.
Na empresa, o pioneiro não só era o responsável por chefiar as oficinas de reparação, como também atuou como chefe de locomoção, tendo a tarefa de organizar o tráfego de trens de Ponta Grossa até Porto União, no estado de Santa Catarina. Entre os grandes projetos realizados pelo engenheiro, está a finalização da Locomotiva 250, inicialmente idealizada por Ewaldo, mas finalizada pelo filho em 1940.
No entanto, apesar dos grandes projetos no setor ferroviário, Germano Krüger ganhou espaço no imaginário pontagrossense, mesmo, por conta do esporte. Entusiasta do futebol, assim como a grande maioria dos colegas de trabalho, foi ele o responsável por conduzir os trabalhos que mudaram de lugar o estádio do Operário Ferroviário, fundado em 1912.
Inicialmente, o primeiro estádio do clube ficava situado na região onde localiza-se, atualmente, o Cine Teatro Pax e, naquele terreno, havia um grande projeto para a construção de casas para os operários das ferrovias. Foi olhando para outros terrenos na região de Oficinas que Germano teve a ideia de reivindicar a área para a construção de um novo estádio.
Segundo registros históricos, o atual Estádio Germano Krüger teve as construções iniciadas na década de 1930 e foi oficialmente fundado em outubro de 1941, inicialmente com o nome de Estádio de Vila Oficinas do Operário Ferroviário. Dar o nome do pioneiro, que também foi presidente do clube em três oportunidades, só foi ocorrer já na década de 1960.
Fontes: Acervo de Operário Ferroviário e blog “Avante Fantasma” / Foto - Reprodução/RPC / Acervo Ponta Grossa Histórica
1940
O registro é de uma das primeiras partidas no Estádio Germano Krüger em seu endereço atual. A fotografia é datada da década de 1940.O Estádio Germano Krüger foi oficialmente fundado em outubro de 1941, inicialmente com o nome de Estádio de Vila Oficinas do Operário Ferroviário. O próprio Germano Krüger foi quem iniciou[...] Leia mais
1978
A década de 1970 foi marcada por dificuldades para o futebol profissional em Ponta Grossa. A última grande conquista do Operário havia sido o vice-campeonato Paranaense de 1958 e, visando se reestruturar financeiramente, o Fantasma fez uma fusão com o Guarani Sport Club, equipe de futebol amador, dando início à Associa[...] Leia mais
1978
A década de 1970 foi marcada por dificuldades para o futebol profissional em Ponta Grossa. A última grande conquista do Operário havia sido o vice-campeonato Paranaense de 1958 e, visando se reestruturar financeiramente, o Fantasma fez uma fusão com o Guarani Sport Club, equipe de futebol amador, dando início à Associa[...] Leia mais
1970
O registro foi compartilhado nas redes sociais pelo designer Dyego Marçal e repostado pelo jornal Diário dos Campos em março de 2023. A foto, de autoria desconhecida, mostra o Estádio Germano Krüger em algum momento do final da década de 1970, possivelmente no ano de 1979.Chamou a atenção das pessoas a mudança na paisa[...] Leia mais
1916
Em abril de 2020, no início da pandemia, o jovem torcedor do Operário, Diego Uczak, aproveitou a temporada sem jogos oficiais para dar ‘vida’ a antigos registros do clube. Muitas fotos de um acervo particular foram coloridas artificialmente por ele, como é o caso da imagem desta publicação, que retrata o elenco do club[...] Leia mais
1943
Do acervo da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa, o registro mostra o elenco do Operário Ferroviário que entrou em campo no empate em 4x4 diante do Olinda, no dia 18 de abril de 1943, no torneio 'Relâmpago', disputado entre equipes municipais.Fundado em 1912, o Operário surgiu da iniciativa de trabalhadores d[...] Leia mais
1990
Do acervo de Luiz Carlos Kloster, o registro mostra a tradicional Locomotiva 250, já fora de atividade, no pátio da Rede Ferroviária Federal (RFF) em Vila Oficinas. A locomotiva a vapor nº 250 foi idealizada pelo engenheiro Ewaldo Krüger, que adaptou peças de uma locomotiva Mikado 2-8-2 na década de 1930. O [...] Leia mais
1994
Uma lacuna havia se aberto no coração do torcedor pontagrossense durante a década de 1990. Com o Operário Ferroviário, então principal clube da cidade, vivendo problemas financeiros, um ex-presidente do clube de Vila Oficinas, Antônio Mikulis, fundou uma nova equipe: o Ponta Grossa Esporte Clube.O time obteve registro [...] Leia mais
1960
A relação de proximidade do pontagrossense com o esporte nunca ficou restrita apenas ao futebol profissional. Desde a década de 1950, os princesinos se mobilizavam para torcer quando chegava a época dos Jogos Estudantis da Primavera, disputados em várias modalidades entre os estudantes dos colégios locais.A foto, perte[...] Leia mais
2018
Em 2020, a rádio e portal Banda B, de Curitiba, iniciou uma série de reportagens para eleger os maiores ídolos dos principais clubes de futebol do Paraná. Para eleger os nomes mais relevantes de cada um deles, a emissora ouviu as opiniões de jornalistas esportivos locais. Quando chegou a vez de listar os melhores [...] Leia mais
1989
O registro mostra o que seria a última viagem em perímetro urbano da Locomotiva 250, popularmente conhecida como “Maria Fumaça”, antes da ‘aposentadoria’ do trem, em novembro de 1989. A fotografia, pertencente ao acervo de Nelmar José Moreira, mostra a passagem da locomotiva na antiga linha férrea que passava na r[...] Leia mais
1910
O registro pertence ao acervo de Marcos Pasolin da Rosa e mostra um dos primeiros elencos da história do Operário Ferroviário, em algum momento da década de 1910. Conforme ele, seu avô Theodoro fez parte daquele elenco. Fundado em 1912, o Operário surgiu da iniciativa de trabalhadores das oficinas ferroviárias dos[...] Leia mais
1969
Após bater na trave na conquista do Campeonato Paranaense de 1958, vencendo o módulo sul, o Operário passou por um jejum de conquistas de 11 anos. No meio do caminho, a equipe dos Campos Gerais ainda foi rebaixada para a segunda divisão do estadual, momento que marcaria uma retomada na história do clube.Na 2ª divisão d[...] Leia mais
1970
Durante mais de 30 anos, a antiga Locomotiva 250, construída nas oficinas da Rede Ferroviária Federal, em Ponta Grossa, auxiliou nas obras da Estrada de Ferro Central do Paraná, que ligava os Campos Gerais a Apucarana, no norte do Estado. A principal função do trem construído na cidade era o de realizar o transporte de[...] Leia mais
1990
A foto retrata a fase final da instalação da Locomotiva “250”, também popularmente conhecida como “Maria Fumaça”, no local em que ela foi colocada para exposição, já na metade da década de 1990. A locomotiva a vapor nº 250 foi idealizada pelo engenheiro Ewaldo Krüger, que adaptou peças de uma locomotiva Mika[...] Leia mais
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.