Pioneiro: Gregório Korneiczuk

1948

O ucraniano Gregório Korneiczuk chegou a Maringá em 1948, quando iniciou as atividades da Serraria São Paulo, que ficava próxima da praça Rocha Pombo. 

Um grande incêndio destruiu esse empreendimento em 1952. Foi quando uniu-se a Inocente Villanova Jr., que era proprietário da Serraria Villanova e que seria eleito o primeiro prefeito do município no final daquele mesmo ano. 

Foi casado com Opracina, também ucraniana, com quem teve oito filhos: Elza (que se casou com o prof. Amauri Meller), Ivo, Nelson, Geni, Neuza, Valter, Geraldo e Terezinha. 

Entre diversas atividades, ainda administrou a construção do Colégio Paraná, localizado até os dias atuais na avenida Prudente de Morais. 

Gregório Korneiczuk faleceu em junho de 1998. 

Fonte: Folha do Norte do Paraná de 10 de maio de 1978 / Acervo Maringá Histórica. 



Foram encontrado(s) 1 registros relacionados ao pioneiro Gregório Korneiczuk
Maringá

1971

Embarque de tora na Estação Ferroviária - 1971

Registros do embarque de uma tora de madeira na Estação Ferroviária de Maringá em 1971.O transporte se deu por um caminhão, da Madeireira Maringá, até o pátio de manobras ferroviárias. A coordenação daquela operação se deu pelo proprietário dessa indústria, Gregório Korneiczuk, que aparece na primeira imagem de camisa [...] Leia mais



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.