1960
Com texto de Marco Antonio Deprá:
As duas primeiras imagens mostram ações promovidas com correligionários durante a campanha municipal de 1982, quando Said Ferreira disputou e venceu as eleições para a Prefeitura de Maringá. A terceira foto traz o então prefeito junto do deputado estadual Tadeu França e do deputado federal prof. Renato Bernardi.
A origem da família de Said Felício Ferreira é síria. Em 1912, seu avô paterno Moisés Ferreira migrou para o Brasil estabelecendo-se em Dois Córregos. Foi nesta cidade do interior paulista que Said Felício Ferreira nasceu em 10 de novembro de 1933, filho de Chiadi Ferreira e Olga Aiub Ferreira.
Em 1957, Said se graduou no curso de Medicina pela Universidade Federal do Paraná e se estabeleceu em Laranjeiras do Sul, no Paraná, onde em 11 de outubro de 1958 se casou com Irma Badotti, com quem teve cinco filhos: Alexandre, Vinícius, Paulo Eduardo, Lígia e Marcos Victor.
Logo em seguida, Said fixou residência em Atalaia, na rica zona cafeeira do Noroeste do Paraná, onde instalou uma Casa de Saúde. Mas seu pensamento estava em Maringá, que era mais promissora.
O sonho de Said se realizou em 30 de abril de 1960, quando se transferiu à nova cidade, onde fundou o Hospital e Maternidade São Marcos em 21 de setembro de 1962, estabelecimento que atuou como diretor. No empreendimento ainda instalou a Escola de Atendente de Enfermagem Carlos Chagas. O hospital cresceu e se consolidou graças ao apoio e ajuda dos médicos que acreditaram na visão de seu gestor.
Said também foi presidente da Sociedade Médica de Maringá (SMM) durante o biênio 1964-1965. Fundada oficialmente em 15 de dezembro de 1949, a primeira sede própria da SMM só veio 20 anos depois, em 1969, quando a entidade se fixou no 8º andar do Edifício Atalaia, de onde saiu em 1990 para o prédio atual, cuja construção foi iniciada em março de 1985.
O envolvimento de Said Felício Ferreira com a política local começou em 1964, quando foi candidato a vereador pelo Partido Social Democrático (PSD), ocasião em que obteve 205 votos e não se elegeu. Em 1976, foi candidato a prefeito e acabou como o terceiro mais votado.
Said venceu as eleições de 1982 e 1992 para prefeito. Na primeira, derrotou, pelo PMDB I, os candidatos Horácio Raccanello Filho (PMDB II), Anníbal Bianchini da Rocha (PDS III), Ademar Schiavone (PDS II). Antonio Facci (PDS I), Egídio Assmann (PTB) e Nelson Elias Aiex (PT). Na segunda oportunidade, derrotou, pelo PMDB, os candidatos Odílio Balbinoti (PTB), Joel Geraldo Coimbra (PDT), Miro Falkemback (PFL), Aníbal Sanchez Moura (PT), Marco Antonio A. da Rocha Loures (PL), Walber Sousa Guimarães Júnior (PSDB) e Assendino Alves Santana (PRP).
Suas gestões se deram entre 1º de fevereiro de 1983 a 31 de dezembro de 1988 e 1º de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1996. Teve como vice-prefeito Noboru Yamamoto, no primeiro mandato, e Mário Massao Hossokawa, no segundo. Com 10 anos de mandato, Said é o prefeito que ficou mais tempo no cargo em Maringá.
Principais conquistas obtidas durante este período, seja utilizando recursos do Município ou em articulação com as lideranças comunitárias e com os governos estadual e federal:
- Construção do novo prédio da CEASA e do trevo de acesso ao local;
- Implantação do Contorno Sul, com 16,5 quilômetros;
- Construção do novo prédio do Fórum e das Juntas de Conciliação e Julgamento da Justiça do Trabalho;
- Instalação da Bolsa de Cereais;
- Construção do Paço Municipal Silvio Magalhães Barros;
- Construção do Teatro Regional Calil Haddad e Museu Histórico, de Arte e Botânica Helénton Borba Cortês;
- Conclusão da urbanização da avenida Colombo, no trecho entre a avenida São Paulo e o cruzamento da BR-376 e PR-317;
- Implantação do Centro de Convivência Comunitária Deputado Renato Celidônio;
- Criação do Parque Alfredo Werner Nyfeller;
- Construção de 20 Postos de Saúde e ambulatórios e o novo prédio da Secretaria Municipal de Saúde;
- Construção de 12 escolas municipais e 10 creches;
- Construção de 2 postos do Corpo de Bombeiros;
- Criação da URBAMAR, que deu início ao Novo Centro, incluindo a construção do túnel Linner, que escoa as águas para o Parque do Ingá. Durante sua gestão executou 85% das obras incluindo a construção do túnel para rebaixamento de linha férrea e viadutos;
- Construção de 1.456 casas populares no Conjunto Requião, Floriano, Iguatemi, contribuindo para a erradicação das moradias precárias na cidade;
- Doação de 943 lotes urbanizados no Conjunto Guaiapó e em Floriano e mais 150 terrenos para o Programa de Autoconstrução;
- Construção do Novo Aeroporto Regional de Maringá;
- Iniciou a construção da Nova Rodoviária;
- Pavimentação da segunda pista de contorno do Parque do Ingá, com galerias, calçadas e ciclovia;
- Mudança das lagoas de tratamento de esgoto da zona sul para fora do perímetro urbano;
- Urbanização do Bosque das Grevíleas, na Zona 5;
- Conclusão do novo prédio da Câmara Municipal;
- Construção do Presídio de segurança máxima;
- Pavimentação de 1.587.000 m² de asfalto novo nos bairros e recapeamento e regularização de 600.000 m².
Em 1990, no intervalo dos dois mandatos de prefeito, Said se candidatou ao cargo de deputado federal, elegendo-se para uma das cadeiras da 49ª legislatura, de 1º de fevereiro de 1991 a 31 de janeiro de 1995. Naquela legislatura, além de Said, Maringá também foi representada na Câmara dos Deputados por Antonio Paula de Souza da Bárbara (Antonio Bárbara), do PRN, e Amauri Meneguetti, do PTB, que exerceu o cargo por um curto período (3 a 31 de janeiro de 1995), como suplente. Said ficou no cargo até o final de 1992, quando se candidatou novamente a prefeito de Maringá e venceu facilmente as eleições.
A implantação dos cursos de Medicina e Odontologia na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a do Hospital Universitário são atribuídas ao empenho pessoal de Said. Em 1987, ao constatar a carência de vagas nos cursos de Medicina e Odontologia no Paraná, decidiu consultar o Conselho Universitário da UEM para a criação dos dois cursos. À época, assumiu a responsabilidade, junto com reitor, pela manutenção dos cursos, além do compromisso de construir pavilhões didáticos e a primeira etapa do Hospital Universitário que entrou em funcionamento no dia 20 de janeiro de 1989, e que no início era apenas um Pronto-Socorro. Como deputado federal, Said apresentou emendas ao orçamento da União para o repasse de verbas para o Hospital Universitário e para a Clínica Odontológica da Universidade.
Nas eleições de 1998 voltou a disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo PMDB, porém não conseguiu se eleger.
Said disputou a última eleição em 2006, quando foi candidato a deputado estadual pelo Partido Verde. Não se elegeu. Aos 76 anos de idade, ainda se dedicava às atividades no Hospital e Maternidade São Marcos, onde era diretor. Também era empresário e pecuarista.
Faleceu em 4 de julho de 2010 no Hospital São José da Beneficência, em São Paulo, onde estava hospitalizado para um implante de safena. O corpo foi velado e cremado na capital paulista. Um mês depois, a urna com suas cinzas foi depositada no túmulo da família, que fica na galeria dos ex-prefeitos do Cemitério Municipal de Maringá.
Por meio da Lei Estadual nº 17.509, de 28 de fevereiro de 2013, de autoria do Deputado Estadual Dr. Batista, o Hospital Universitário Regional de Maringá foi denominado “Doutor Said Felício Ferreira”. Em 30 de agosto de 2019, por meio da Lei nº 10.490, o Terminal Urbano Intermodal também recebeu a mesma denominação, fazendo com este personagem seja o único a possuir duas homenagens em equipamentos públicos pela cidade.
Segundo Said Ferreira, “Administrar é uma arte. A arte de compatibilizar números frios do técnico com a música vibrante do trabalho, da poesia, da criatividade e a crítica do cidadão”. O lema de suas duas administrações municipais foi “Administração Comunitário de Maringá”.
Fonte: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Contribuição e texto de Marco Antonio Deprá / Contribuição de Veroni Friedrich / Acervo Maringá Histórica.
1993
Este foi o evento solene de posse do então prefeito, eleito no final de 1992, Said Felício Ferreira, tendo como vice-prefeito Mário Hossokawa.Na oportunidade, Said assumia sua segunda gestão como prefeito de Maringá, depois de ter sido eleito na corrida eleitoral do ano anterior por meio da coligação entre PMDB, PDS e[...] Leia mais
1983
Raymundo do Prado Vermelho em entrevista.Foi durante a Gestão (1982-1983) de Raymundo do Prado Vermelho, que a ACIM teve sua Sede reestruturada.O edifício, localizado na Rua Néo Alves Martins esquina com a Avenida Herval, foi concretizado pela Construtura Habitação.Álvaro Miranda Fernandes em frente ao "novo" auditório[...] Leia mais
2009
Capa2ª capaLivreto produzido pela prefeitura municipal de Maringá, durante uma das duas gestões do então prefeito Said Felício Ferreira (não é citado o ano de elaboração).Índices sociodemográficos e diversas Empresas e Clubes de Serviço são mostrados no documento. Dentre as empresas: Balfar, Noma, Transparaná, Cocamar,[...] Leia mais
1982
A imagem mostra o advogado Horácio Raccanello Filho em seu comício, quando concorreu ao cargo de prefeito em Maringá pelo PMDB II, em 1982. Ao centro aparece o então deputado federal Álvaro Dias, que buscava se eleger como senador. Naquela oportunidade, embora bem quisto por muitos da sociedade local, Raccanello f[...] Leia mais
1993
Em junho de 1993, a Revista Acim trouxe uma reportagem sobre a importância da avenida Colombo para o desenvolvimento socioeconômico de Maringá. Na expectativa para desafogar o trânsito de veículos pesados sobre essa via, um ponto foi destacado: desde sua inauguração, o Contorno Sul não vinha alcançando os seus objetivo[...] Leia mais
1980
O registro mostra alguns dos voluntários do Lions Clube de Maringá, possivelmente, em uma das primeiras edições da Festa das Nações na década de 1980. Destaque para a camiseta branca, com o obelisco que foi construído na época nas entradas da cidade. Encomendados pelo então prefeito Said Felício Ferreira ao arquiteto G[...] Leia mais
1980
Feita a partir da avenida Mandacaru, a imagem mostra o Hospital Universitário de Maringá em obras. Coube à Ingá Empreendimentos realizar a sua execução que, à época, estava denominada como "Pronto Socorro Municipal"Este equipamento de saúde, que ficou popularmente conhecido como HU, foi inaugurado em 28 de outubro de 1[...] Leia mais
1990
A Estação Ferroviária de Maringá foi inaugurada em janeiro de 1954. Com o início das atividades de transportes sobre trilhos, a operadora do modal à época, a Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, viabilizou a construção de diversas residências para seus funcionários nas imediações do pátio de manobras, situado entre a [...] Leia mais
1995
Feito no início de abril de 1995, o registro mostra o então presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação (Saop), Jairo Gianoto, durante solenidade que marcou a entrega de 3 mil m² de pavimentação asfáltica. Aquela era uma demanda há muito reclamada pelos moradores e comerciantes da região. Com a benfei[...] Leia mais
1994
Em 22 de fevereiro de 1994, a Câmara Municipal aprovou um projeto encaminhado pelo prefeito Said Felício Ferreira autorizando a concessão de parte da praça Napoleão Moreira da Silva à Telepar. O objetivo daquela operação era viabilizar a instalação de uma central telefônica no local. Segundo vereadores que votaram[...] Leia mais
1970
Em destaque na imagem vemos a praça Franco Pereira da Costa, tendo a rua Arthur Thomas ao centro, no início da década de 1970. Três Fuscas e outro veículo aparecem no entorno do logradouro. Na sequência está a praça Dom Pedro II e, ao fundo, uma das capelas da Catedral Nossa Senhora da Glória, que ainda estava em const[...] Leia mais
2001
A inauguração do Teatro Calil Haddad aconteceu em 30 de dezembro de 1996. Aquela solenidade foi uma das últimas ações oficiais do prefeito Said Felício Ferreira. Sua obra havia sido iniciada na primeira gestão de Ferreira, na década de 1980. Acabou paralisada nos anos seguintes, quando Ricardo Barros assumiu a prefeitu[...] Leia mais
1970
Feita a partir da Catedral Nossa Senhora da Glória ainda em construção pelo dentista e fotógrafo amador Laércio Nickel Ferreira Lopes, a imagem mostra o traçado que convencionou-se chamar de eixo monumental de Maringá. Trata-se de uma linha sem interferência de edifícios com mais de dois pavimentos, que passa pela aven[...] Leia mais
1960
O registro mostra alguns operários espalhando pedras pela praça Dom Pedro II, possivelmente, na década de 1960. Certamente, o objetivo daquela ação era amenizar a poeira e a lama gerada pela terra presente neste logradouro. Ao fundo, na esquina da avenida XV de Novembro com a avenida Getúlio Vargas, aparece o Edifício [...] Leia mais
1970
Produzida a partir do Edifício Maria Tereza pelo dentista e fotógrafo amador Laércio Nickel Ferreira Lopes, a imagem mostra a Catedral Nossa Senhora da Glória, em fase de acabamentos, além de algumas praças e outras construções. O registro foi feito no início da década de 1970. Ao centro aparece a rua Arthur Thoma[...] Leia mais
1940
Com texto de Marco Antonio Deprá.O marco inicial da imigração alemã no Brasil ocorreu em 25/07/1824, quando 39 alemães chegaram ao sul do país, sendo assentados à margem do Rio dos Sinos, onde a antiga Real Feitoria do Linho Cânhamo fora adaptada para servir como sede temporária dos recém–chegados, na atual cidade de S[...] Leia mais
1970
O registro mostra parte da praça Raposo Tavares ao longo da segunda metade dos anos 1970. Ao fundo aparece o Edifício Atalaia, que foi empreendido pela Organização São Marcos, de Said Felício Ferreira, no início da década de 1960. Com 12 pavimentos, o edifício é servido por dois elevadores. Ao todo são 69 sal[...] Leia mais
1970
Feito pelo dentista e fotógrafo amador Laércio Nickel Ferreira Lopes, o registro mostra os gabinetes do prefeito e do vice-prefeito do Município de Maringá. A imagem foi feita ao longo da década de 1970. Foi em 1965, por meio da Lei nº. 418, de 22 de outubro, que o Poder Executivo foi autorizado a buscar serviços [...] Leia mais
1980
Produzida a partir da avenida Tamandaré, possivelmente, esta foto date do final dos anos 1980. Em primeiro plano, transitando pela via próximo ao ciclista, aparece um ônibus convencional da Expresso Maringá, empresa criada no ano de 1954, quando Motoya Yoshimura, Paulo Okamoto e o irmão Satiro Okamoto resolveram a[...] Leia mais
1990
Feito a partir da avenida Tiradentes, o registro mostra parte do Centro de Convivência Deputado Renato Celidônio ao longo dos anos 1990. Na imagem ainda aparecem três veículos: um Uno e, parcialmente, um Gol e um Chevette. Este logradouro público ainda apresenta-se com elementos de sua arquitetura original: luminá[...] Leia mais
1988
Segundo relatos de antigos moradores da Vila Morangueira, uma grande erosão acabou surgindo entre algumas árvores na propriedade que era ocupada pela Fazenda Maringá, de Alfredo Werner Nyffeler, então gerente da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Formando ao centro um pequeno lago de aproximadamente 15 m², o espa[...] Leia mais
1984
A ideia da relação de irmandade entre Leiria, Portugal e Maringá nasceu nas dependências do CEPO - Centro Português de Maringá, fundado em 1984. Com o florescimento da relação de irmandade com Kakogawa, que começou dez anos antes, em 1972, surgiu o estímulo entre os portugueses e seus descendentes em Maringá para fazer[...] Leia mais
1960
Feita pelo dentista Laércio Nickel Ferreira Lopes, possivelmente, esta imagem date do início da segunda metade da década de 1960. Abaixo, aparece a praça Raposo Tavares. Este logradouro foi urbanizado durante a gestão do prefeito Américo Dias Ferraz, quando inaugurou o primeiro atrativo turístico da cidade, a font[...] Leia mais
1970
O registro mostra uma feira de artesanato que foi montada na praça Dom Pedro II, possivelmente, na década de 1970. Localizada ao lado da Catedral Nossa Senhora da Glória, este foi e ainda é um logradouro ocupado por diversas atividades culturais: Festa das Nações, desde a década de 1980; diversas feiras típicas; N[...] Leia mais
1978
A interessante fotografia foi produzida no dia 16 de novembro de 1978. Nela aparecem os integrantes do conjunto musical Os Cometas, que era comandado pelo guitarrista José Gonçalves de Brito, o Britinho. Eles estão sobre a locomotiva de prefixo nº 608, que fica na entrada do Parque do Ingá. A "Maria Fumaça", como [...] Leia mais
1960
Esta imagem foi produzida pelo dentista Laércio Nickel Ferreira Lopes no final da década de 1960. Em destaque surge todo o traçado do eixo monumental, que é uma linha imaginária que parte da Catedral Nossa Senhora da Glória, de onde a foto foi feira, e segue até o Estádio Regional Willie Davids. Anos depois seria esten[...] Leia mais
1975
O Hospital São Marcos é uma referência histórica nos serviços de saúde em Maringá. De propriedade do médico Said Felício Ferreira, o estabelecimento foi fundado em 21 de setembro de 1962, na esquina da rua Aquidaban (hoje rua Néo Alves Martins) com a avenida Willie Davids (hoje avenida Gov. Parigot de Souza). O pr[...] Leia mais
1970
Registro do interior da praça Dom Pedro II, provavelmente, ao longo da década de 1970. Como destaque, frondosas árvores, chão pavimentado com ladrilho hidráulico e bancos de concreto. Ao fundo aparece parte dos tapumes das obras do Paço Municipal. Durante a primeira gestão do prefeito Said Felício Ferreira (0[...] Leia mais
1987
Com texto de Marco Antonio Deprá.Na planta da cidade de Maringá de 1951, o conjunto de praças localizado entre as avenidas XV de Novembro, Tiradentes, Herval e Duque de Caxias era denominado Praça D. Pedro II. A exemplo de outros logradouros públicos denominados pela Companhia de Terras Norte do Paraná – CTNP, emp[...] Leia mais
1997
O Teatro Municipal Calil Haddad foi idealizado na década de 1980 durante a primeira gestão do prefeito Said Felício Ferreira (1983 - 1988). O local escolhido foi a praça 21 de Abril, que ainda não havia sido urbanizada e era um local esquecido pelos chefes do Executivo. A obra começou a ser empreendida, mas não foi con[...] Leia mais
1960
A Estação Ferroviária de Maringá, vista em primeiro plano, no canto direito da imagem, foi inaugurada em 1954, suprindo a grande necessidade de transporte da cidade que acabava de se emancipar. O terminal foi usado grandemente para escoar a produção agrícola da região, especialmente o café, aos pontos de distribuição, [...] Leia mais
1983
Com grande diversidade étnica e cultural, devido ao processo de urbanização baseado na imigração, nacional e internacional, não é de se surpreender que um dos eventos típicos de Maringá seja a Festa das Nações. Criada durante a segunda administração do prefeito João Paulino Vieira Filho (1977-1982), por força da L[...] Leia mais
1984
A imagem mostra a solenidade de inauguração da biblioteca no Jardim Alvorada, que contou com a presença do então prefeito Said Felício Ferreira.O Jardim Alvorada é um dos bairros mais populosos da cidade, localizando-se ao Norte, após a avenida Colombo, fora do plano urbanístico inicial, de autoria do engenheiro Jorge [...] Leia mais
1970
Com projeto do engenheiro civil Luty Vicente Kasprowicz, o Edifício Atalaia é um prédio comercial que foi empreendido pela Organização São Marcos Ltda., empresa do médico Said Felício Ferreira, então proprietário do Hospital e Maternidade São Marcos. A imagem é do final da década de 1970. O seu projeto de construção fo[...] Leia mais
1981
O escritor Osvaldo Reis (1950 – 2017) foi durante muitos anos o Rei Momo da cidade. Teve uma participação ativa na política e trabalhou como chefe de gabinete do ex-deputado federal Renato Bernardi e do ex-prefeito Said Felício Ferreira. Na foto, do acervo do fotógrafo de Tabajara Marques, Reis participa do carnaval de[...] Leia mais
2000
A foto de Walter Fernandes para O Diário do Norte do Paraná, em janeiro de 2000, reforçava a ideia de que eram necessárias reformas urgentes na velha rodoviária de Maringá. Na oportunidade, o reboco havia caído na área de embarque, que ficou parcialmente isolada. O problema foi causado pela infiltração resultante de an[...] Leia mais
1960
É comum conhecermos algumas personalidades políticas pelos feitos de impacto que promoveram em Maringá. Não raro, essas pessoas ainda acabam por emprestar seus nomes à equipamentos ou prédios públicos, e, por essa razão, tendemos a incorporar no subconsciente as suas presenças. Mas já pararam para refletir quem fo[...] Leia mais
1984
Interessante campanha publicitária promovida durante a primeira gestão do prefeito Said Felício Ferreira. Produzido em 1984, o cartaz "Maringá Cidade Verde" estimulou os cidadãos a preservarem o patrimônio público. Nasceu ali a campanha "Adote Uma Praça", ação que integrou as atividades da então Secretaria Municipal de[...] Leia mais
1982
Com o slogan de campanha, "Mudar... ou calar", Said Felício Ferreira concorreu para a Prefeitura de Maringá em 1982 pelo PMDB I. Era a segunda tentativa para o mesmo cargo. A imagem mostra um de seus comícios realizados na praça Farroupilha sobre um caminhão preparado como palco, com som e iluminação, para dar maior ag[...] Leia mais
1986
Em 9 de maio de 1986, a Câmara Municipal de Maringá promoveu a entrega do título de Cidadão Honorário para João Aloysio Mommensohn, diretor-presidente da Catarinense S/A. A entrega do título foi feita pelo então secretário da Indústria, Comércio e Agricultura, João Preis, que representou na oportunidade o prefeito Said[...] Leia mais
1983
Com texto de Marco Antonio Deprá.Os monumentos foram encomendados pelo próprio prefeito Said ao arquiteto Gilmar Ferdinandi, que à época trabalhava na Secretaria de Planejamento do Município de Maringá.Coube a Ferdinandi conceber a obra com a ajuda do também arquiteto Edson Cardoso Pereira. O cálculo estrutural foi ela[...] Leia mais
1947
Com texto de Marco Antonio Deprá. A região localizada ao sul das Zonas 4 e 5 de Maringá, entre os córregos Borba Gato e Cleópatra, atualmente composta pelas Zonas 20, 22, 44 e boa parte da Zona 40, era formada por chácaras e lotes rurais com área de até 40 alqueires paulistas, que até a década de 1970 eram ocupado[...] Leia mais
1990
Registros de um jogo de futebol ocorrido no Conjunto Requião, na década de 1990. Conhecido como "terrão", era comum loteamentos ainda não ocupados serem transformados em campos improvisados para a prática do esporte. Por essa razão, na maioria das vezes, suas condições eram bastante precárias, sem absolutamente nenhuma[...] Leia mais
1983
Encontro da avenida Morangueira, na base da imagem, com a avenida Kakogawa, que estava em obras para a sua duplicação. O registro data da primeira metade dos anos 1980. À direita aparece a sede da Associação Cultural e Esportiva de Maringá, a Acema, que funciona no local desde 1980. A sua pedra fundamental foi lan[...] Leia mais
1976
O Maringá Histórica traz mais uma raridade em vídeo para vocês!As imagens mostram todos os candidatos a prefeito votando em suas respectivas seções, durante as eleições municipais realizadas em 15 de novembro de 1976. Naquele ano concorreram ao cargo: João Paulino Vieira Filho (ARENA I), Said Felício Ferreira (ARE[...] Leia mais
1977
Com texto de Marco Antonio Deprá. Durante a segunda gestão do prefeito João Paulino Vieira Filho (01/02/1977 a 13/05/1982) foi realizado um profundo estudo para definir o plano de expansão da cidade de Maringá. O trabalho foi coordenado pelo arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha Neto, baseado em levantamento aerofotogramétr[...] Leia mais
1976
O Maringá Histórica traz mais uma raridade em vídeo para vocês!As imagens mostram as movimentações nas Zonas Eleitorais de Maringá durante a disputa municipal ocorrida em 15 de novembro de 1976.Naquele ano concorreram ao cargo de prefeito: João Paulino Vieira Filho (ARENA I), Said Felício Ferreira (ARENA II), Luiz Gabr[...] Leia mais
1962
Com texto de Marco Antonio Deprá. O município de Maringá tem área de 487,012 Km², o que equivale a 48.701,2 hectares ou cerca de 20.124 alqueires paulistas. 1-Imagem Google – Em branco o município de Maringá cortado pelas rodovias, em vermelho.A área formada pelo perímetro urbano equivale a aproximadamente 28% da área [...] Leia mais
1996
Com texto de Marco Antonio Deprá. Há 25 anos, exatamente no dia 27/12/1996, nos últimos dias da segunda gestão do prefeito Saíd Felício Ferreira, aconteceu a inauguração do obelisco instalado no Novo Centro, projetado pelo arquiteto Claudinei Vecchi. O evento marcou a conclusão de 85% das obras projetadas do Novo Centr[...] Leia mais
1962
A fim de atender a demanda crescente de passageiros, o segundo prefeito de Maringá, Américo Dias Ferraz, deu início ao final de sua gestão na construção de um prédio mais adequado para a estação rodoviária da cidade. As obras tiveram início, possivelmente, entre 1958 e 1959. Com arquitetura modernista, possuindo a[...] Leia mais
2021
O documentário de média metragem “A descoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947 a 1988)”, projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com pesquisa e direção geral de Miguel Fernando e produção do Maringá Histórica e Cosmos Filmes, terá um pré-lançamento no dia 14, no [...] Leia mais
1980
A imagem data, provavelmente, do início da década de 1980. Com destaque nas locomotivas da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), tratam-se de dois modelos muito utilizados no transporte ferroviário da época. Em primeiro plano aparece a GM G22U, uma locomotiva projetada pela EMD para ser a sucessora da EMD GM G12, que p[...] Leia mais
1983
Foi durante a gestão (1982-1983) de Raymundo do Prado Vermelho, que a então Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM) teve a sua sede reestruturada. Trata-se do resultado das diretorias que o antecederam, que muito articularam e trabalharam em prol dessa concretização. No dia 7 de maio de 1983 ocorreu a inaug[...] Leia mais
1982
Para a corrida eleitoral de 15 de novembro 1982, o PDS apresentou três candidatos: Antonio Facci, que teve José Hiran Saleh como vice; Anníbal Bianchini da Rocha com seu vice, Silvio Iwata ; além de Adhemar Schiavone, que contou com Amorin Pedrosa Moleirinho como vice. O PMDB, que se fundiu ao PP, lançou dois nomes: [...] Leia mais
1985
Em setembro de 1985, o presidente da Rede Ferroviária Federal S.A., RFFSA, Osiris Stenghel Guimarães, descartou a possibilidade de transferir o pátio de manobras ferroviárias do centro de Maringá (foto), afirmação que inviabilizaria a ideia de um novo projeto que começava a ser colocado em prática pela então administra[...] Leia mais
1984
Organizado pela então Secretaria de Cultura e Turismo da gestão do prefeito Said Felício Ferreira, o I Festival de Música Sertaneja de Maringá aconteceu no Parque de Exposições entre os dias 22 e 24 de julho de 1984.Com entrada gratuita, as duplas e grupos se inscreveram para apresentar músicas inéditas ou interpretar [...] Leia mais
1972
Registro da rua Joubert de Carvalho feito entre 1969 e 1972. À esquerda aparece um ponto de táxi, que ficava instalado na praça Raposo Tavares. Ao fundo surge parte do Edifício Atalaia, empreendido na década anterior pelo médico e agropecuarista Said Felício Ferreira. À direita um ônibus circula pelo pátio de mano[...] Leia mais
1956
Aparecem na imagem, João Antonio Corrêa Jr., o conhecido "Zitão", ao lado de seu amigo Antonio Augusto de Assis, o A. A. de Assis. O registro foi feito na sede social do Aero Clube de Maringá, que ficava na avenida São Paulo, em 21 de abril de 1956.Paulista de Águas da Prata e criado em Poços de Caldas, Zitão cheg[...] Leia mais
2020
Com projeto do engenheiro civil Luty Vicente Kasprowicz, o Edifício Atalaia é um prédio comercial que foi empreendido pela Organização São Marcos Ltda., empresa do médico Said Felício Ferreira, proprietário do Hospital e Maternidade São Marcos. Com 12 pavimentos, incluindo sobreloja, térreo e subsolo, o edifício é[...] Leia mais
1960
Raro registro do Hospital e Maternidade São Marcos, possivelmente, ao longo da década de 1960.De propriedade do médico e empresário Said Felício Ferreira, o estabelecimento foi inaugurado em 21 de setembro de 1962. No local ainda funcionou a Escola de Atendente de Enfermagem Carlos Chagas. A imagem mostra a então [...] Leia mais
1995
Evento de lançamento do livro Sociologia de Botequim que foi realizado em 8 de dezembro de 1995, no Auditório Hélio Moreira anexo ao Paço Municipal Silvio Magalhães Barros. O livro foi escrito pelo jornalista Messias Mendes e traz reflexões sobre a política e a sociedade. Na primeira imagem o autor aparece cu[...] Leia mais
1970
Registro do gabinete do prefeito, possivelmente, no final da década de 1970.A imagem foi feita a partir do atual Centro de Convivência Renato Celidônio, que foi inaugurado apenas em 1987. Na época da foto existia uma via de acesso para veículos próximo da cerca viva, onde ficavam áreas para estacionamento privativo de [...] Leia mais
1991
Raríssimo registro de um evento organizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM) para recepcionar Ulysses Silveira Guimarães, em junho de 1991.Aparecem na imagem, da esquerda para a direita: Marco Rocha Loures, Bárbara Barros, o então reitor Décio Sperandio, Ulysses Guimarães, Marcela Gonçalves que era presid[...] Leia mais
1960
Belo registro da praça Raposo Tavares, possivelmente, ao longo da segunda metade da década de 1960.Ao centro aparece sua fonte luminosa, que foi remodelada durante a gestão de João Paulino Vieira Filho (1960-1964). À esquerda vemos o Edifício Atalaia, construído pelo médico Said Felício Ferreira. À direita está o Edif[...] Leia mais
1951
Esse foi o local onde funcionou a primeira estrutura pública municipal de Maringá. Localizada na avenida XV de Novembro esquina com a avenida Getúlio Vargas (onde hoje está o Centro de Ação Cultural), o prédio iniciou suas atividades como sub-prefeitura de Mandaguari, quando ainda a cidade era distrito. Depois, c[...] Leia mais
1990
Registro de algum ponto do Conjunto Habitacional Requião, possivelmente, ao longo da década de 1990.Em destaque o ônibus da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), de prefixo 023 - Cj. Requião, transitando pelas vias com muita lama devido a falta de asfalto. O Conjunto Habitacional Requião, localizado na Zona No[...] Leia mais
1985
Essa foi uma das grandes obras realizadas em 1985, durante a primeira administração de Said Felício Ferreira. Trata-se da cobertura do Terminal Urbano que ficava na praça Napoleão Moreira da Silva, com dezenas de pontos de ônibus que eram servidos por linhas da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC). Essa era um[...] Leia mais
1987
Em junho de 1987 dezenas de pessoas protestaram no então Terminal Urbano, localizado na praça Napoleão Moreira da Silva. O movimento buscou levantar assinaturas contra a elevação prevista em 100% do transporte coletivo urbano, nos últimos seis meses, além da superlotação dos ônibus. A proposta dos manifestantes fo[...] Leia mais
1995
Após diversas articulações, o rebaixamento da linha férrea em zona central de Maringá teve seu início por meio de um ato simbólico em junho de 1995, durante a gestão do então prefeito Said Ferreira. O projeto do Novo Centro vinha sendo pauta constante desde a gestão anterior, quando o prefeito Ricardo Barros come[...] Leia mais
1993
Os parques da cidade, sobretudo os Bosques I e II (Parque do Ingá e dos Pioneiros, respectivamente), sempre foram objetos de desejo dos gestores públicos enquanto ativos ambientais a serem potencializados como atrativos turísticos. O prefeito Adriano Valente (1969-1973) obteve êxito nesse ideal quando equipou o Bosque[...] Leia mais
1980
A imagem aparenta ser do início da década de 1980. A colocação se sustenta por conta do estilo dos óculos utilizados por Dom Jaime Luiz Coelho, ao centro, que passou a beneficiar-se deste item a partir daquele período.À esquerda, de camisa branca, Dr. Hiran de Moura Castilho, diretor proprietário do Hospital Santa Rita[...] Leia mais
1982
A imagem registrou a primeira visita de Lula a Maringá, em 1982, durante a campanha eleitoral municipal, que elegeu o Dr. Said Felício Ferreira para prefeito.Aparecem na foto, da esquerda para direita, Edésio Passos, Luiz Inácio Lula da Silva, José Ival de Souza, Francisco Timbó e Ademir Demarchi.Interessante que dois[...] Leia mais
1983
A imagem registrou o antigo plenário da Câmara de Vereadores de Maringá, em 1983. Na época, o Legislativo Municipal estava localizado na Praça Rocha Pombo.Além de José Maria Bernardelli (centro) vemos Ary Bueno de Godoy (à direita).A foto mostra, ao centro, o então presidente da casa, o vereador José Maria Bernardelli[...] Leia mais
1960
Nesta foto, provavelmente do final da década de 1960, registrada do alto da Catedral ainda em construção, vemos a então Praça Dom Pedro II (atual Centro de Convivência Renato Celidônio). Nos extremos, na Avenida XV de Novembro esquina com a Avenida Getúlio Vargas, as antigas instalações do Paço Municipal. Do lado opost[...] Leia mais
1980
Na época, nos galpões do atual e reestruturado Mercadão Municipal, funcionava a Cerealista Tamandaré S.A. Além do Estádio Willie Davids, podemos ver que duas avenidas (Herval com a Rua Demétrio Ribeiro / Duque de Caxias) terminavam na Avenida Prudente de Moraes, não existindo conexão entre as vias por este trecho.Inte[...] Leia mais
1986
Homenagem ao empresário Pedro Constantino, durante a cerimônia de posse da diretoria da ACIM em 15 de março de 1986. Na época Fernando Henriques transmitiu o cargo de presidência para Alcides Siqueira Gomes.No vídeo vemos Fernando Henriques, Alcides Siqueira, o então prefeito Said Felício Ferreira e o Pedro Constantin[...] Leia mais
Irma Badotti Ferreira foi duas vezes primeira-dama do município de Maringá, casada com o ex-prefeito Said Felício Ferreira. Em 1987, durante a primeira gestão de Said, Dona Irma, como ficou conhecida pela população, concedeu uma entrevista à revista Mulher Atual, onde falou sobre o cargo e sobre o relacionamento com o marido, com quem teve cinco filhos: Alexandre, Vinícius, Paulo Eduardo, Lígia e Marcos Victor.Irma rejeitava o arquétipo de primeira-dama vaidosa, como princesa ou dondoca, p[...]
Leia Mais1956
De origem alemã, os antepassados de João Preis imigraram para o Brasil no século XIX, se estabelecendo em Santa Catarina. No estado, passaram por algumas cidades em busca de melhores condições para a produção agrícola. Seus pais, Edmundo Preis e Paulina Back, se casaram aos 19 anos, em 1921. Ambos haviam nascido em 1902. O casal teve 13 filhos: Adelina, Josefina, Marcos, Elza, Marina, Ana, Bruno, Arno, João, Matilde, Helga e Renato, além de Tecla, que faleceu com poucos meses de vida. João [...]
Leia Mais1941
Com texto e pesquisa de Marco Antonio Deprá:Mineiro de São José do Tocantins, distrito na época pertencente ao município de Ubá (MG), Alício Arantes Campolina nasceu em 27 de novembro de 1905, filho de João Arantes Campolina e de Rosalina Tomázia de Jesus.Em 1923 o distrito de São José do Tocantins passou a ser denominado apenas Tocantins e em 1948 foi elevado a município. Situa-se a cerca de 100 quilômetros ao norte da cidade de Juiz de Fora (MG).Alício se casou em 1927 com Geralda Teotonia de [...]
Leia Mais* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.