1964
Com texto de Marco Antonio Deprá.
Domingos Olívio Pauluci nasceu em 22/07/1931 em São Manuel do Paraíso, município paulista hoje denominado apenas como São Manuel, vizinho a Botucatu (SP). Seus pais eram Pierino Pauluci e Maria Gilda Bordini, ambos descendentes de italianos. Pierino faleceu quando Domingos tinha apenas dois anos de idade, deixando a viúva e outros dois filhos: Antônio Remígio, o mais velho, e Maria Apparecida, recém nascida.
Desde adolescente, Domingos trabalhou em lavouras de algodão. Depois, aprendeu o ofício de mecânico e de torneiro, enquanto trabalhava em uma oficina mecânica na cidade de Presidente Bernardes, vizinha a Presidente Prudente (SP).
Ainda jovem, Domingos, o irmão Antônio e o amigo Milton Xavier de Mendonça constituíram uma oficina mecânica em Santo Anastácio, cidade próxima a Presidente Bernardes (SP).
Depois, ainda morando em Presidente Bernardes, Domingos passou a ser sócio-administrador de um posto de combustíveis em sociedade com Leonildo Denari prefeito da cidade.
Em 1958 seu irmão mais velho Antônio Remígio e o potiguar Milton Xavier de Mendonça, nascido em Macaíba (RN), então moradores de Presidente Bernardes (SP), resolveram empreender no Norte do Paraná. Em Maringá, fundaram a Metalúrgica Xavier Pauluci Ltda.. Instalada na Avenida Mauá, nº 1288, na Vila Operária, a empresa fabricava desde rodas de carroças até carroceria de caminhões e também caixas de água metálicas. A empresa ficou famosa por também produzir alambiques de óleo de hortelã, planta herbácea que era muito cultivava em pequenas propriedades rurais na região Norte do Paraná.
Fotografia do início da década de 1960. Equipe de funcionários da Metalúrgica Xavier Pauluci Ltda.. No círculo vermelho Antônio Remígio Pauluci e no círculo verde Milton Xavier de Mendonça (Acervo da família).
Atestando a qualidade destas embarcações produzidas pela Reunidas, a F. Andreis também fez encomendas de balsas e rebocadores para atender suas filiais em Guaratuba (PR) e na cidade de Rio Grande (RS). Foi desta maneira que a empresa Indústrias Reunidas Maringá (marca IRM) começou a ser conhecida nacionalmente pela sua produção de excelência no ramo da construção náutica.
Em 18/08/1972, a fim de reunir esforços e promover a sinergia do setor metalmecânico, Domingos Olívio Pauluci liderou a criação da Reunidas S/A, Indústria, Comércio e Exportação de Implementos Agrícolas e Rodoviários, que operava nos segmentos de metalurgia, fundição e de estaleiro fluvial e marítimo. A empresa passou a contar com unidades nas cidades de Maringá (PR), Belém (PA), Antonina (PR) e São Paulo (SP).
Na verdade, a Reunidas S/A aglutinou as seguintes empresas maringaenses já existentes:
- Indústrias Reunidas Maringá Ltda.;
- Metalúrgica BROMAN Ltda., empresa fundada em 02/08/1966 pelo empresário Felizardo Meneguetti;
-
IMAM – Indústria de Máquinas Agrícolas Ltda.,
empresa fundada em 16/11/1966 e que tinha como nome fantasia Trilhadeiras
Maringá. Em 1974 tinha filiais em Campo Mourão, Ubiratã, Assis Chateaubriand,
Santo Antonio da Platina e Umuarama e produzia e comercializava trilhadeiras e
colhedeiras para diversos estados brasileiros (Paraná, Mato Grosso e Goiás) e
para países da América do Sul (Bolívia, Venezuela, Peru e Paraguai). Sua
diretoria era formada por:
-
José Pacheco dos Santos (Presidente);
-
Agenor José Scopel;
-
Querino Bevilaqua;
-
José Maurício Fortes; e
-
Antonio Alexandre Pereira
Em 02/09/1972 a Reunidas S/A inaugurou sua loja na Praça José Bonifácio, nº 43, onde comercializava ferragens, máquinas operatrizes, e transportes diversos.
Fachada da loja de ferragens da Reunidas S/A, instalada na Praça José Bonifácio, nº 43, publicada na edição de 06/09/1972 do periódico Folha do Norte do Paraná, de Maringá.
Rebocador “Alvorada” construído pela Reunidas S/A para operar em Guaíra, no Rio Paraná (acervo da empresa)
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.