19 de setembro de 1951
Procedente de Curitiba, em 19 de setembro de 1951, Ernesto von Eckhardt chegou a Maringá para trabalhar no Cartório Distrital de Esmeraldo Leandro, administrado por seu genro, Cíldio Castanho, como datilógrafo. Logo foram-lhe confiados os registros de nascimento e óbitos.
Com o desmembramento de Maringá da Comarca de Mandaguari, em 1953, Eckhardt passou a prestar serviços no Cartório do Registro Civil sob a direção de César Haddad, no cargo de escrevente juramento. Em agosto de 1956, com a instalação da Segunda Vara da Comarca e instalação do Segundo Tabelionato, Eckhardt exerceu o cargo de escrevente juramento e alçado a Oficial Maior, chegando ao exercício de Tabelião Substituto. Deixou o cargo em julho de 1964, quando se mudeou para a cidade de São Paulo.
Ernesto von Eckhardt destacou com certa tristeza: "Tenho orgulho de ser um dos pioneiros de Maringá. Foram circunstâncias alheias à minha vontade que motivaram deixar a Cidade de Maringá".
Na imagem, o personagem apareceu ao lado de sua esposa, Amélia, quando residiam em Maringá.
Fontes: Acervo de Ernesto von Eckhardt / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.