Carlos Roberto Miranda

1960


Carlos Roberto Miranda, nascido em São Paulo em 14 de julho de 1940, fixou residência em Londrina na década de 1960. Filho de João Ildefonso de Miranda Junior e Diolanda Catto de Miranda, e pai de sete filhos, incluindo duas adotivas, Carlos dedicou sua vida aos pilares que considerava fundamentais: família, trabalho e serviço comunitário.

Desde jovem, Carlos mostrou um profundo amor pela música. No entanto, foi sua dedicação à Maçonaria que o conduziu a um dos mais significativos capítulos de sua vida: a liderança do Instituto Londrinense de Instrução e Trabalhos para Cegos (ILITC). Em 1979, assumiu a direção desta instituição, marcando o início de um período de 33 anos de dedicação incansável.

Sob sua liderança, o Instituto não apenas cresceu em tamanho e capacidade, mas também se tornou uma referência na região nas áreas de educação e apoio a pessoas com deficiência visual. O trabalho de Carlos no Instituto foi caracterizado por uma profunda abnegação e persistência, qualidades que permitiram que a instituição florescesse e se transformasse em um modelo de como a caridade e o serviço comunitário podem efetivamente mudar vidas.

Carlos era um homem que acreditava firmemente que "o trabalho realizado com dignidade nunca é em vão" e que "existem valores que permanecem sob quaisquer circunstâncias". Este ethos permeou todas as suas ações e foi fundamental para estabelecer o Instituto como um pilar da comunidade londrinense. Seu exemplo inspirou uma comunidade de voluntários e trabalhadores a compartilhar de seu ideal e dar continuidade ao seu trabalho. 

Carlos Roberto Miranda faleceu em 2012. A partir de 18 de março de 2013, a instituição passou a se chamar Instituto Roberto Miranda. 

Fontes: Instituto Roberto Miranda / Acervo Londrina Histórica.



Foram encontrado(s) 1 registros relacionados ao pioneiro Carlos Roberto Miranda
Londrina

1965

O Instituto Roberto Miranda

O Instituto Londrinense de Instrução e Trabalho para Cegos (ILITC) foi fundado por um grupo católico em 6 de dezembro de 1965. A instituição civil de caráter assistencial e educacional, sem fins lucrativos, ficou adormecida por cerca de 12 anos, sem atividades e contando com uma instalação mínima e singela localizada n[...] Leia mais



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.