João Alfredo de Menezes – parte 1

1934


Nascido em 18 de junho de 1907 na tranquila Dobrada, interior de São Paulo, João Alfredo de Menezes era destinado a deixar sua marca na história de Londrina, uma cidade que ainda engatinhava em seu processo de urbanização e desenvolvimento quando ele chegou, em 1934. Menezes rapidamente se estabeleceu como um homem de visão e empreendedorismo, fundando a Papelaria e Tipografia Brasil, estabelecendo um dos primeiros negócios do tipo na região.

Menezes destacou-se no comércio e também participou efetivamente das artes e da política local. Sua paixão pela música o levou a fundar a Banda Musical de Londrina, enquanto sua afinidade pela poesia e o domínio do idioma português o destacaram como uma figura central na cena cultural da cidade. Além disso, foi jornalista e pioneiro na distribuição de jornais em Londrina, um marco que ampliou a acessibilidade às notícias e fortaleceu a comunidade local.

No entanto, sua atuação na vida social da cidade teria um alcance ainda maior. Menezes foi um dos principais proponentes na fundação da Associação Comercial de Londrina (ACL) – atual Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) –, junto com o farmacêutico Pedro Chocair. De posse de um esboço de estatuto, eles buscaram o apoio de David Dequêch, outro respeitado comerciante, e logo a ACL estava operacional, tornando-se uma instituição fundamental para o desenvolvimento comercial e industrial londrinense.

Outra contribuição cultural bastante marcante aconteceu em 1941, quando Menezes organizou o "Álbum Londrina – 1941", uma coleção fotográfica que capturou a opulência emergente de Londrina, destacando seus casarões, estabelecimentos comerciais e industriais. Este álbum, além de ser uma ferramenta de marketing para sua Papelaria Brasil, serviu como um registro visual significativo da evolução urbana e econômica de Londrina, tornando-se praticamente um item de colecionador, especialmente, devido à pequena tiragem. Cabe registrar que a maioria das imagens que compõem o álbum são fotografias feitas por José Juliani.

Fontes: Memórias fotográficas: a fotografia e fragmentos da história de Londrina. Paulo César Boni, Rosana Reineri Unfried e Omeletino Benatto. Midiograf, 2013. / Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.



Foram encontrado(s) 0 registros relacionados ao pioneiro João Alfredo de Menezes – parte 1
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.