Antonio de Moraes Barros

1925


No alvorecer do século XX, o Brasil encontrava-se em um processo de transformação e modernização que abrangia tanto o cenário político quanto o social. Entre os protagonistas desse período de mudanças estava Antonio de Moraes Barros, uma figura cuja trajetória se entrelaça com a história da República Brasileira e do desenvolvimento do Norte do Paraná. Nascido em 5 de julho de 1870, em uma família de destacados políticos, Antonio de Moraes Barros trilhou um caminho que o levou a importantes esferas de poder e influência.

Formado em direito pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1891, Antonio ingressou na política como membro do Partido Republicano Paulista (PRP), seguindo os passos de seu pai, Manoel de Moraes Barros, fundador do partido e senador, e de seu tio, Prudente José Moraes Barros, terceiro presidente da República, além de presidente do estado de São Paulo (atualmente, cargo de governador), senador e deputado federal. A veia política corria forte na família, com seu irmão Paulo Moraes Barros também ocupando cargos de relevância, como ministro da Viação, senador e deputado federal.

Antonio de Moraes Barros notabilizou-se como deputado estadual, eleito e reeleito várias vezes, onde lutou pela democratização do Brasil. Essa luta não era uma mera questão de discurso político, mas uma ação concreta em busca de um país mais justo e equitativo. Em 1924, em meio a um Brasil ainda rural e marcado por disputas por terras, Moraes Barros foi encarregado de analisar os títulos de algumas terras no Paraná, que enfrentavam litígios entre grileiros e o Estado - um problema que desencorajava investimentos e colonização. Sua dedicação a esta causa, que durou cerca de três anos, resultou na resolução do problema e abriu caminho para tornar-se o primeiro diretor presidente da Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP).

Antonio foi casado com  Isaura A. Moraes Barros. Seu falecimento ocorreu em 2 de agosto de 1931.

Fontes:  Acervo Paraná Histórica / Acervo Londrina Histórica.



Foram encontrado(s) 2 registros relacionados ao pioneiro Antonio de Moraes Barros
Londrina

1970

O Colégio Estadual Antonio de Moraes Barros

A comunidade do Jardim Bandeirantes, entre tantas conquistas, carrega uma história de união e determinação que culminou na criação do Colégio Estadual Antônio de Moraes Barros, uma instituição que, desde seu nascimento no início da década de 1970, tem sido um espaço de aprendizado e uma referência ao espírito comunitár[...] Leia mais


Londrina

1977

Monumento à Bíblia de Londrina

Próximo ao Lago Igapó I, ao lado da praça Adolfo Barbosa Góis, especificamente na rotatória das ruas Senador Souza Naves e Antônio de Moraes Barros, está o imponente Monumento à Bíblia de Londrina. Sua inauguração aconteceu em março de 1977 em uma solenidade que recebeu o presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, o ar[...] Leia mais



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.