A lente que desafiou o tempo

1952


Poucos imaginavam que as caixas empoeiradas encontradas em 2005 nos fundos do Foto Estrela continham um tesouro histórico inestimável. Por mais de 70 anos, os negativos fotográficos de Yutaka Yasunaka e Carlos Stenders permaneceram guardados, resistindo silenciosamente à ação corrosiva do tempo.

O achado casual por Edson Vieira, então laboratorista do estúdio, desencadeou uma verdadeira operação de resgate cultural. Milhares de negativos, reunidos a partir de 1938, encontravam-se precariamente armazenados em caixas de papel, expostos ao calor e à umidade que ameaçavam desgastá-los irreversivelmente.

Diante do risco iminente de perder-se para sempre esse inigualável acervo visual dos primórdios de Londrina, foi iniciado em 2005 o projeto "Revelações da História: o acervo do Foto Estrela". Uma mobilização envolvendo universidades, instituições culturais e o próprio Yutaka Yasunaka visava preservar aquele precioso registro da "Capital Mundial do Café".

Em um trabalho primoroso, os negativos foram higienizados, catalogados e digitalizados um a um. Imagens de uma Londrina que não mais existe ganharam nova vida, resgatadas do limbo de velhos álbuns e arquivos. Cenas cotidianas de Londrina, cafezais se estendendo até o horizonte e as primeiras casas de um povoado que viria a se tornar urbe pulsante foram salvas do esquecimento.

O projeto não apenas devolveu o brilho àquelas memórias em preto e branco, mas também revelou ao público um de seus grandes autores. Yutaka Yasunaka, até então pouco conhecido, passou a ser reverenciado como um dos pioneiros da fotografia londrinense, incorporando-se ao panteão dos grandes cronistas visuais da cidade.

Das sombras dos fundos de um estúdio às homenagens públicas, o talento e a sensibilidade daquele imigrante nipônico viram-se enfim reconhecidos. Por trás do obturador de sua câmera, um capítulo único da história local foi preservado para as gerações vindouras: o inquebrantável sonho dos pioneiros que ergueram Londrina nos cafezais do Norte paranaense.

Com o encerramento definitivo do Foto Estrela, em 2008, os negativos em acetato, assim como todo o maquinário e mobiliário do antigo estúdio, encontraram abrigo nos acervos do Museu Histórico de Londrina e da Universidade Estadual de Londrina. 

Fontes: Choma, Daniel; Costa, Tati; Vieira, Edson Luiz (orgs.) Revelações da História: o acervo do Foto Estrela. 2ªed. Londrina: Câmara Clara, 2012. / Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.



Foram encontrado(s) 0 registros relacionados ao pioneiro Yutaka Yasunaka - parte 5
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.