Yutaka Yasunaka: a primeira vinda da família ao Brasil

1952


Yutaka Yasunaka não era apenas um hábil fotógrafo por trás da câmera. Sua vida foi marcada por uma jornada épica digna dos antigos samurais, enfrentando provações, guerras e o exílio em prol da honra e da busca por uma vida melhor.

Filho de Suejiro Yasunaka e Shizu Hamano Yasunaka, Yutaka Yasunaka nasceu em 1926, na cidade de Sapporo, ilha de Hokkaido, no Japão. A busca por novas oportunidades guiou a família Yasunaka até o Brasil em 1928, estabelecendo-se na Colônia Iguape, um núcleo de imigrantes japoneses localizado em Registro, no interior de São Paulo. 

A chegada dos Yasunaka ao Brasil marca um capítulo significativo na história da imigração japonesa, uma época que viu milhares de japoneses desembarcar em em terras brasileiras, fugindo das adversidades econômicas e buscando prosperidade. Suejiro era fotógrafo e logo se estabeleceu, instalando o estúdio Photo S. Yassunaka. 

Para retratar a crescente comunidade nipônica local, o pai de Yutaka percorria a região montado a cavalo registrando em fotografias as famílias japonesas daquela comunidade. O trabalho resultou em um álbum fotográfico da Colônia Iguape, que posteriormente foi impresso no Japão. A experiência foi repetida com a Colônia Bastos, também no interior de São Paulo.

Foi assim que o estúdio fotográfico, inaugurado pela família, documentou a vida desses imigrantes e também se tornou um elo cultural entre o Brasil e o Japão, por meio das imagens que capturavam o cotidiano e as tradições preservadas pela comunidade japonesa em solo brasileiro.  A iniciativa de Suejiro revela a importância da fotografia tanto como registro histórico quanto como um meio de manter viva a conexão com as raízes japonesas desses imigrantes.

A vida dos imigrantes japoneses no Brasil sofreu uma reviravolta dramática com o início da Segunda Guerra Mundial. Com a participação do Brasil no bloco dos Aliados em 1941, a comunidade japonesa enfrentou perseguições e restrições severas, incluindo a proibição do uso do idioma japonês. Este período de tensão e medo levou a família Yasunaka a tomar uma decisão difícil: retornar ao Japão para garantir que seus filhos recebessem educação japonesa e se mantivessem próximos de suas raízes culturais.

Fontes: Choma, Daniel; Costa, Tati; Vieira, Edson Luiz (orgs.) Revelações da História: o acervo do Foto Estrela. 2ª ed. Londrina: Câmara Clara, 2012. / Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.



Foram encontrado(s) 0 registros relacionados ao pioneiro Yutaka Yasunaka - parte 1
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.