1934
Nascido em 30 de abril de 1909 em uma pequena aldeia na Galícia, Espanha, o jovem Celso Garcia Cid já demonstrava talento no cultivo da terra e no cuidado do gado, sendo esta última uma de suas atividades preferidas, que exercia com muito amor para ajudar sua mãe viúva.
Quando chegou ao Brasil em 1932, trabalhou primeiro em Santos antes de seguir rumo ao Paraná. Na cidade portuária, trabalhou primeiramente como auxiliar de cozinha e posteriormente como garçom, ouvindo as histórias de muitos viajantes enquanto servia as mesas, o que despertou seu interesse pelo Norte do Paraná.
Tais relatos levaram o espanhol a Cambará, onde trabalhou como ajudante de pedreiro na construção de um hotel. Foi nesse período que começou a levar materiais de construção, como telhas e tijolos, ao lugarejo que seria a futura Londrina. Nessas viagens, Celso viu uma oportunidade nos escassos transportes da época. Esse foi o ponto de partida de uma das principais histórias de empreendedorismo do Brasil.
Celso Garcia Cid tornou-se referência nos mundos dos transportes e da pecuária. Sua trajetória ilustra bem as origens simples de Londrina, fundada oficialmente em 1934, a partir de um moderno plano de colonização liderado por ingleses interessados nas terras férteis do Norte do Paraná. Naquela época, a região enfrentava falta de estradas, transportes, comunicação e suprimentos básicos. Mesmo diante das dificuldades, Celso prosperou com tenacidade, assim como a própria cidade.
Seu trabalho incansável ajudou a erguer Londrina do zero. Do simples transportador de cargas ao poderoso pecuarista e empresário, Celso Garcia Cid construiu seu próprio caminho e, com ele, abriu as estradas que levaram ao desenvolvimento da região.
Em 28 de maio de 1936, já estabelecido em Londrina, Celso casou-se com Francisca Campinha Garcia, com quem teve quatro filhos: João Garcia Cid, Manoel Campinha Garcia Cid, Fernando Campinha Garcia Cid e Beatriz Campinha Garcia Cid.
Fontes: Prefeitura do Município de Londrina / Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.