Dom Geraldo Fernandes Bijos– parte 2

1957



A imagem icônica da década de 1950, capturada em uma fotografia preservada pelo Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss, retrata o momento em que autoridades públicas, incluindo o governador Moysés Lupion (ao centro, usando um chapéu, do tipo quépi), e o então prefeito Antônio Fernandes Sobrinho, recepcionaram o recém-nomeado bispo Geraldo Fernandes Bijos.

Nomeado pelo Papa Pio XII como o primeiro bispo de Londrina em 16 de novembro de 1956 e sagrado por Dom Armando Lombardi, em São Paulo, no dia 13 de janeiro de 1957, Dom Geraldo Fernandes assumiu a diocese em 17 de fevereiro do mesmo ano. 

Em 1958, juntamente com Madre Leônia Milito, desempenhou papel fundamental na criação da Congregação das Missionárias de Santo Antônio Maria Claret. Além da sua singular contribuição no campo religioso, foi defensor do espírito acadêmico, por meio do apoio à criação das primeiras faculdades da cidade, incluindo Filosofia, Direito e Odontologia. 

No dia 24 de novembro de 1970, foi elevado a condição de arcebispo desta arquidiocese. Também participou ativamente das frentes de lideranças locais que resultaram nas fundações da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). Com espírito missionário e amor pelos pobres, fundou a Rádio Alvorada e lecionou Direito Romano. 

Foi eleito vice-presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1975. O testamento espiritual de Dom Geraldo, datado de 25 de novembro de 1978, revelou sua aspiração de se tornar missionário na África. Dom Geraldo Fernandes Bijos faleceu no dia 29 de março de 1982, aos 69 anos, em consequência de problemas cardíacos, após entrar em coma durante uma cirurgia e passar 33 dias desacordado, no Hospital do Coração, em São Paulo.

Fontes: Arquidiocese de Londrina / Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.



Foram encontrado(s) 0 registros relacionados ao pioneiro Dom Geraldo Fernandes Bijos - parte 2
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.