Dom Geraldo Fernandes Bijos – parte 1

1957


Em Contagem, no interior de Minas Gerais, emerge a história marcante de Geraldo Fernandes Bijos, nascido em 1º de fevereiro de 1913, filho de Virgilato Fernandes Bijos e Maria José Moreira. Órfão de pai aos nove anos, Geraldo viu-se confrontado com desafios precoces, moldando um caráter resiliente que seria fundamental em sua trajetória. 

Inicialmente, coroinha no Santuário de Lourdes em Belo Horizonte, ele logo encontrou seu chamado na vida religiosa, ingressando na congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria, Missionários Claretianos, em 1923. Seus passos de fé o levaram a Guarulhos, onde dedicou-se aos estudos secundários e realizou sua primeira profissão religiosa, no dia 10 de fevereiro de 1929, na congregação dos Filhos do Coração de Maria. 

A busca pelo conhecimento não cessou, levando-o a Rio Claro para estudar filosofia e, posteriormente, a Curitiba, onde iniciou seus estudos em teologia. Foi enviado a Roma, para concluir sua formação em teologia na faculdade Angelicum. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 25 de outubro de 1936, também em Roma, e celebrou sua primeira missa nas catacumbas. 

Matriculou-se na Universidade Lateranense, onde doutorou-se em direito romano e canônico. Também fez o curso de arquivista na Biblioteca do Vaticano. Sua estadia não foi apenas acadêmica; o claretiano conviveu com renomados canonistas na casa da via Giulia, entre eles Arcádio Larraona, futuro cardeal e prefeito da congregação dos religiosos.

Retornando ao Brasil, o padre foi professor de teologia moral e direito canônico em Curitiba, diretor da revista Ave Maria, reitor do Studium Theologicum e vice-provincial dos padres claretianos. Também foi pioneiro em muitas frentes, organizando o primeiro congresso de religiosos do Brasil, em 1954; o evento deu origem à Conferência dos Religiosos do Brasil, de cuja diretoria tomou parte. Esteve no grupo fundador do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e exerceu papel como fundador e assistente da Juventude Universitária Católica (JUC), em Curitiba.

Fontes: Catedral Metropolitana de Londrina / Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.



Foram encontrado(s) 0 registros relacionados ao pioneiro Dom Geraldo Fernandes Bijos - parte 1
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.