1957
Andréa Nuzzi nasceu em 1º de outubro de 1902, na cidade de Sant'Agata de' Goti, localizada a cerca de 35 km a nordeste de Nápoles, Itália. Desde tenra idade, aos quatro anos, já demonstrava o seu amor pela arte. O piano foi uma paixão que o acompanharia pela vida toda, embora tocasse diversos instrumentos. Aos 20 anos, quando foi prestar o serviço militar, já era detentor de um diploma universitário de musicista.
Em 1924, Andréa deixou sua terra natal e encontrou em Buenos Aires a oportunidade de desbravar o mundo musical. Durante 33 anos lá trabalhou, destacando-se como maestro e compositor. A vida o brindou com alegrias e desafios, com dois filhos em seu primeiro casamento e o luto de ter perdido sua esposa em 1934. Posteriormente, posteriormente casou-se com Ermy D’Aprile.
O destino trouxe Andréa e Ermy ao Brasil, em 1957. Depois de cumprirem um contrato de 45 dias, juntamente com sua Companhia, para atuação no antigo Teatro Colombo de São Paulo, o pequeno grupo fez turnê por Minas Gerais e pelo Norte do Paraná. A vida os conduziu a Londrina, onde se apresentaram no Cine Jóia, com muito sucesso. Foram convidados para ficarem na cidade por algum tempo. O acolhimento caloroso da comunidade os cativou, gostaram e então decidiram ficar.
Naquele ano, a Prefeitura de Londrina abriu concurso para a composição do hino oficial da cidade. O maestro italiano resolveu concorrer. Logo que soube do concurso, a partir da letra criada por Francisco Pereira Almeida Júnior, começou a elaborar a música, que ganhou suas primeiras notas na cidade de Ibiporã, numa curta permanência do maestro por lá, e foi terminada na cidade de Cambé, onde fixou residência. A parceria de Andréa Nuzzi e Almeida Júnior foi a vencedora do concurso.
Ainda em 1957, o maestro compôs o Hino de Cambé, fundou um coral em Cambé e em Rolândia. Andréa Nuzzi teve uma relevante atuação para o desenvolvimento da música na cidade e região. Fundou em Londrina com os alunos de sua esposa, o conjunto vocal “Escala de Seda”. Participu do Conservatório Musical de Londrina e muito fez pela Semana de Música, trazendo muitos instrumentistas. Em 1963, seus alunos se apresentaram em um festival internacional, no Rio de Janeiro.
Dirigiu durante os últimos cinco anos de sua vida o Coral Transparaná. O Coral chegou a gravar dois discos. Era comum o maestro participar e apoiar iniciativas beneficentes da região. Em 1971, organizou a “Grande Noite de Gala”, em prol de uma entidade assistencial, que contou com variadas apresentações musicais.
Andréa Nuzzi faleceu em 24 de julho de 1972, em Cambé. Deixou a esposa e um grande número de amigos, alunos e admiradores por todo o Norte do Paraná. Entre as homenagens que Londrina lhe prestou, desde 1972, uma escola municipal, no Jardim Igapó, leva o seu nome.
Fontes: E. M. Maestro Andréa Nuzzi / Acervo Londrina Histórica.
1959
Londrina aproximava-se do seu Jubileu de Prata vivenciando uma época de fervor cultural e entusiasmo, quando, entre 1957 e 1958, um concurso, promovido pela prefeitura, buscava elevar ainda mais o espírito de união entre os londrinenses ao escolher um hino que enaltecesse sua alma vibrante e acolhedora.Seis propostas f[...] Leia mais
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.