José Juliani

1933


Em uma época em que a fotografia era ainda uma arte em desenvolvimento, um homem de origem humilde com uma paixão pela captura de imagens tornou-se um importante fotógrafo brasileiro, responsável por registrar a expansão da frente pioneira do Norte do Paraná. José Juliani, nascido em Piracicaba, interior de São Paulo, em 1876, encontrou seu destino na cidade de Londrina no ano de 1933, onde deixou um legado que transcende o tempo.

Antes de se tornar um dos principais fotógrafos da história de Londrina, Juliani trilhou outros caminhos. Trabalhou como agricultor e carpinteiro, experiências que moldaram sua visão de mundo e o prepararam para a jornada que o aguardava. Foi no autodidatismo que ele encontrou a chave para a arte da fotografia, aprimorando suas habilidades e dominando a arte de capturar momentos singulares.

Durante o período de 1933 a 1944, Juliani atuou como fotógrafo oficial da Companhia de Terras Norte do Paraná. Em seu trabalho, Juliani registrou as transformações do ambiente natural, a construção de edifícios icônicos e a expressão das pessoas que habitavam essas terras em constante desenvolvimento. Suas lentes capturaram os momentos efêmeros e os tornaram testemunhos duradouros das mudanças geográficas e culturais que marcaram a região. Gostava de assinar suas fotos como “J. Juliani”.

Juliani montou o seu próprio estúdio fotográfico particular, chamado "Photo Studio". Com o passar do tempo, em sua última fase trabalhando como fotógrafo, atuou com o "lambe-lambe", na praça da Bandeira, próximo à Catedral de Londrina. Muita gente fez a sua foto 3x4 quase instantânea com o Seu Juliani.

José Juliani faleceu em 1976. Seu legado vive por meio de suas imagens. O acervo do fotógrafo pioneiro, preservado no Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss, é composto por 440 fotografias, 390 negativos de vidro e um álbum com 108 imagens. 

Fontes: Acervo Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss / Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.



Foram encontrado(s) 19 registros relacionados ao pioneiro José Juliani
Londrina

1934

A fé que ergueu Londrina: o primeiro templo católico da cidade

Em meio à vastidão da mata que dominava o Norte do Paraná na década de 1930, um pequeno grupo de pioneiros buscava mais do que prosperidade na nova terra: ansiava por um espaço para cultivar sua fé. Londrina, então um núcleo colonial em formação, viu, em 1934, surgir a primeira igreja católica da cidade, de maneira imp[...] Leia mais


Londrina

1940

Quando a poeira e o barro deram lugar aos paralelepípedos

No início dos anos 1940, Londrina começava a se consolidar como um dos polos urbanos mais promissores do Paraná. Mas, apesar do crescimento acelerado, a infraestrutura urbana ainda era precária. O binômio poeira e barro ditava o ritmo da cidade: em dias secos, uma nuvem de poeira invadia casas e lojas; em tempos de chu[...] Leia mais


Londrina

1941

Ginásio Londrinense: a educação como alicerce da cidade

Em 1941, o Ginásio Londrinense abriu suas portas, tornando-se o primeiro estabelecimento de ensino secundário de Londrina. Em uma época em que o acesso à educação era limitado e as escolas secundárias mais próximas ficavam em cidades como Jacarezinho, a 155 quilômetros de distância, o "Gymnasio Londrinense" nasceu como[...] Leia mais


Londrina

1930

Guaraná Sublime: um sabor pioneiro na história de Londrina

Na Londrina dos anos 1930 e 1940, a cidade que emergia como um centro de progresso, a Fábrica de Guaraná Sublime é mais um símbolo do espírito empreendedor de uma época. Localizada na esquina da rua Heimtal (atual avenida Duque de Caxias) com a avenida Paraná (atual avenida Celso Garcia Cid), a fábrica pertenceu à famí[...] Leia mais


Londrina

1938

Um retrato dentro do outro: a inauguração da Pismel S/A e o fotógrafo que entrou na história

Em 1938, a cidade de Londrina viveu um momento marcante com a inauguração do prédio próprio da Pismel S/A, a primeira agência Ford e segunda revendedora de automóveis da cidade. Na esquina da atual avenida Celso Garcia Cid com a rua Mato Grosso, o evento reuniu autoridades, empresários e a elite londrinense em um dia q[...] Leia mais


Londrina

1938

A Pismel S/A e o automóvel em Londrina

No ano de 1938, Londrina testemunhou a inauguração de um edifício que simbolizava o desenvolvimento e a modernidade no coração do Norte do Paraná: o prédio da revendedora de automóveis Pismel S/A. Antes de ocupar o edifício próprio, a Pismel S/A, fundada em 1936 como a primeira concessionária Ford de Londrina, operava [...] Leia mais


Londrina

1940

O hotel Avenida

Na Londrina da década de 1940, uma cidade que acolhia migrantes e viajantes em busca de oportunidades, o Hotel Avenida era um dos principais pontos de hospedagem. Localizado na avenida São Paulo, 732, o prédio, com 243 m² de área coberta, era um exemplo do crescimento urbano da região e do aumento da demanda por serviç[...] Leia mais


Londrina

1934

Jacob Minatti: do gol às arquibancadas

Jacob Bartholomeu Minatti está entre as figuras centrais na construção da identidade esportiva de Londrina. Fanático por futebol e conhecido por sua dedicação ao esporte, Minatti começou como goleiro do Esporte Clube Londrina, fundado em 1934 (foto de José Juliani). No entanto, seu impacto transcendeu as quatro linhas [...] Leia mais


Londrina

1930

Anderson Clayton & Cia.: o algodão que impulsionou Londrina antes do café

Antes que o café se tornasse o símbolo do Norte do Paraná, foi o algodão que desempenhou um papel crucial no desenvolvimento econômico da região. Nos anos 1930, a multinacional norte-americana Anderson Clayton & Cia. Ltda. estabeleceu-se em Londrina, marcando o início de um período de transformação social e econômica. [...] Leia mais


Londrina

1934

Octavio Taccola e sua oficina mecânica

Octavio Taccola, filho de imigrantes italiano, nascido em 23 de fevereiro de 1897 no estado de São Paulo, sempre foi fascinado pela mecânica de automóveis e caminhões. Buscando também oportunidades, no final de 1934, chegou a Londrina sozinho, e logo depois trouxe sua esposa, Theresa Radeke, e seus filhos, José Carlos [...] Leia mais


Londrina

1930

O palmito jussara

Quando as primeiras pessoas chegaram ao local onde hoje se ergue Londrina, encontraram-se em meio a uma exuberante e densa mata atlântica. Entre as gigantes figueiras, perobas, guapuruvus e pau d’alhos, uma árvore em particular chamou a atenção dos pioneiros: o palmito jussara (Euterpe edulis). Parte da flora exuberant[...] Leia mais


Londrina

1934

A segunda estação rodoviária de Londrina

Em 1933, a criação da Empresa Rodoviária Heim & Garcia por Celso Garcia Cid e Mathias Heim marcou o início de uma nova era no transporte de Londrina. Com a concessão obtida em 15 de janeiro de 1934, a empresa começou a operar linhas rodoviárias que ligavam Londrina a Cambé (então Nova Dantzig), Rolândia e Arapongas[...] Leia mais


Londrina

1930

A primeira estação rodoviária de Londrina

A história de Londrina é marcada por uma série de evoluções e transformações, e a primeira estação rodoviária da cidade é um exemplo emblemático dessa trajetória. Construída no início dos anos 1930 pela Companhia Ferroviária São Paulo - Paraná (SPP), essa estação foi fundamental para a mobilidade dos moradores e o dese[...] Leia mais


Londrina

1937

A serraria Siam – parte 1

Ao revisitar a história da cidade, encontra-se a contribuição da serraria Siam - Seleção Industrial de Artefatos de Madeira, mais tarde conhecida como Siam Brasselva. Em 1937, os irmãos Henry e Otto Blumenschein chegaram a Londrina, vindos de Santo André, interior de São Paulo, trazendo consigo equipamentos modernos de[...] Leia mais


Londrina

1930

Peroba-rosa: um símbolo de Londrina

Altiva e imponente com seus troncos largos, as raízes da peroba-rosa entrelaçam-se com a própria história de Londrina. Seu nome científico é aspidosperma polyneuron e caracteriza-se por ser uma espécie de árvore originária da mata atlântica brasileira, sendo encontrada também na Argentina, Paraguai, Peru e Colômbia. O [...] Leia mais


Londrina

1986

De estação ferroviária a espaço da memória da cidade

A primeira Estação Ferroviária de Londrina foi um dos primeiros temas tratados pelo Londrina Histórica. Anos depois, no mesmo local foi erguido um prédio imponente, com linhas arquitetônicas caracteristicamente ecléticas, para abrigar a segunda Estação Ferroviária da cidade. Muitos anos se passaram. O município se[...] Leia mais



1931

Jacob Bartholomeu Minatti

Em 17 de janeiro de 1931, Jacob Bartholomeu Minatti, então com 19 anos, chegou a Londrina, vindo de Assis, São Paulo. Com habilidades em metalurgia, ele instalou a Officina de Foices Minatti, tornando-se um dos primeiros industriais da cidade e contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico e social da região.A oficina, localizada em um ponto estratégico do povoado em formação, produzia ferramentas agrícolas essenciais para os pioneiros que desbravavam as terras férteis do Nort[...]

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1934

João Alfredo de Menezes – parte 1

Nascido em 18 de junho de 1907 na tranquila Dobrada, interior de São Paulo, João Alfredo de Menezes era destinado a deixar sua marca na história de Londrina, uma cidade que ainda engatinhava em seu processo de urbanização e desenvolvimento quando ele chegou, em 1934. Menezes rapidamente se estabeleceu como um homem de visão e empreendedorismo, fundando a Papelaria e Tipografia Brasil, estabelecendo um dos primeiros negócios do tipo na região.Menezes destacou-se no comércio e também participou ef[...]

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1935

Theodoro Victorelli

No seio de uma família de produtores e comerciantes de café, em 06 de fevereiro de 1893, na cidade de Serra Negra, no interior de São Paulo, nasceu Theodoro Victorelli. Sua vida, entrelaçada com os aromas e sabores do café, marcou os campos de Londrina.Em 1935, aos 42 anos, Theodoro desembarcou nesta terra fértil. Com Ida Postali Victorelli, sua fiel companheira, e os jovens Henrique e Hermínio, escreveu uma nova história. Esfísia e Ermida, filhas queridas, permaneceram em São Paulo, mas sempre [...]

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