1940
João Rampazzo nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo, em 6 de setembro de 1925. Tinha 15 anos quando a sua família deixou a área rural de sua cidade natal rumo ao Norte do Paraná. Era uma época em que a cafeicultura florescia e o desenvolvimento de Londrina se fazia notar no horizonte. E foi nesse cenário de promessas e oportunidades que a família Rampazzo se estabeleceu na cidade no ano de 1940.
Seus pais, Antonio Rampazzo e Rosa Maringolo, adquiriram um lote na Aviação Velha e, vislumbrando um futuro próspero local, iniciaram o negócio de fabricação de telhas e tijolos ao mesmo tempo em que mantinha a atividade leiteira.
Do sítio onde morava, João observava com fascínio as decolagens e aterrissagens no antigo campo de aviação da Gleba Palhano, conhecida hoje como Aviação Velha, inaugurada em 1938. Com idade entre 22 e 23 anos, em 1948, casou-se com Leondina Helena Spósito. Juntos, eles construíram uma família e tiveram cinco filhos. No mesmo ano, João adquiriu um sítio no distrito de São Luiz, onde cultivou café e dedicou-se à atividade leiteira.
Em 1950 a família se mudou definitivamente para esta propriedade. Com visão de futuro e espírito empreendedor, João Rampazzo se tornou um pioneiro no plantio de soja no município em 1969. Foi também um dos primeiros agricultores a adotar o plantio direto em 1980, uma técnica inovadora que trouxe inúmeros benefícios à agricultura local.
Em reconhecimento à sua contribuição, o Governo do Estado do Paraná conferiu-lhe, em 2004, o Título de Pioneiro da Agropecuária Paranaense. João Rampazzo deixou um legado não apenas no campo, mas também na vida em comunidade. Contribuiu de forma significativa com atividades assistenciais e eventos beneficentes no distrito de São Luiz.
Faleceu aos 82 anos, em maio de 2008. Foi homenageado pelo município por meio da Lei nº 11.813/2013, dando nome ao Centro Municipal de Educação Infantil localizado na rua General Ozório, nº 372, no distrito de São Luiz.
Fontes: Câmara Municipal de Londrina (CML) / Cultura Aeronáutica, disponível em https://culturaaeronautica.blogspot.com / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.